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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43580
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Título: | A matemática utilizada fora do contexto escolar: como funcionários, do setor de obras da Prefeitura de Caruaru, utilizam a matemática em suas funções. |
Autor(es): | ANDRADE, Jailson Gomes de |
Palavras-chave: | Educação matemática; Etnomatemática; Profissões - Uso da Matemática |
Data do documento: | 15-Abr-2021 |
Citação: | ANDRADE, Jailson Gomes de. A matemática utilizada fora do contexto escolar: como funcionários, do setor de obras da Prefeitura de Caruaru, utilizam a matemática em suas funções. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Historicamente ficam evidenciado que o homem a partir de suas necessidades, utiliza à matemática as coisas mais básicas de seu cotidiano. Notamos que em algumas profissões, a matemática é praticada pelo homem de forma natural. O presente trabalho tem como tema a importância da Matemática em determinadas profissões, abordando entre outros os métodos de utilizar a matemática, além da formal. Como essa matemática é bastante presente nas profissões de pedreiros e marceneiros que pesquisadas. Em decorrências desses cálculos, em que pessoas que estão fora do ambiente escolar conseguem realizar, mesmo que de forma singular a resolução desses cálculos. Diante desse contexto, esse trabalho de pesquisa pretende verificar os métodos como os pedreiros e marceneiros usam dentro de sua função essa matemática. A história do contexto social dessas profissões, assim como, seis profissionais sendo três pedreiros e três marceneiros determinam a vivência com a matemática informal nos processos de cálculos de suas atividades. Objetivo com isso compreender os diversos conhecimentos matemáticos existentes em algumas profissões e os métodos que esses profissionais demonstraram. As habilidades matemáticas próprias de cálculo mental dessas pessoas, implicando em diversos aspectos da matemática informal usada cotidianamente nas atividades dessas pessoas. Fundamentada na teórica a Etnomatemática, verificando o vinculo da matemática e o cotidiano das atividades de pedreiros e marceneiros para traçar o percurso dessas pesquisas. Traçando as relações que envolveram os participantes da pesquisa e a matemática aplicada no cotidiano nas funções atribuídas aos profissionais pesquisados. Abordando sempre o contexto social em que essas pessoas estão inseridas, assim como, as escolhas dessas profissões e a relação da matemática informal utilizadas por eles. Apresentamos neste trabalho diferentes formas abordagem da matemática informal existente nos diversos contextos de algumas profissões, mais com algumas particularidades nos cálculos realizados por essas pessoas na hora em que estavam resolvendo algumas questões referentes à suas atividades diárias nas suas funções. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43580 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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