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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43580

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorANDRADE, Jailson Gomes de-
dc.date.accessioned2022-03-29T15:15:31Z-
dc.date.available2022-03-29T15:15:31Z-
dc.date.issued2021-04-15-
dc.date.submitted2022-03-29-
dc.identifier.citationANDRADE, Jailson Gomes de. A matemática utilizada fora do contexto escolar: como funcionários, do setor de obras da Prefeitura de Caruaru, utilizam a matemática em suas funções. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43580-
dc.description.abstractHistoricamente ficam evidenciado que o homem a partir de suas necessidades, utiliza à matemática as coisas mais básicas de seu cotidiano. Notamos que em algumas profissões, a matemática é praticada pelo homem de forma natural. O presente trabalho tem como tema a importância da Matemática em determinadas profissões, abordando entre outros os métodos de utilizar a matemática, além da formal. Como essa matemática é bastante presente nas profissões de pedreiros e marceneiros que pesquisadas. Em decorrências desses cálculos, em que pessoas que estão fora do ambiente escolar conseguem realizar, mesmo que de forma singular a resolução desses cálculos. Diante desse contexto, esse trabalho de pesquisa pretende verificar os métodos como os pedreiros e marceneiros usam dentro de sua função essa matemática. A história do contexto social dessas profissões, assim como, seis profissionais sendo três pedreiros e três marceneiros determinam a vivência com a matemática informal nos processos de cálculos de suas atividades. Objetivo com isso compreender os diversos conhecimentos matemáticos existentes em algumas profissões e os métodos que esses profissionais demonstraram. As habilidades matemáticas próprias de cálculo mental dessas pessoas, implicando em diversos aspectos da matemática informal usada cotidianamente nas atividades dessas pessoas. Fundamentada na teórica a Etnomatemática, verificando o vinculo da matemática e o cotidiano das atividades de pedreiros e marceneiros para traçar o percurso dessas pesquisas. Traçando as relações que envolveram os participantes da pesquisa e a matemática aplicada no cotidiano nas funções atribuídas aos profissionais pesquisados. Abordando sempre o contexto social em que essas pessoas estão inseridas, assim como, as escolhas dessas profissões e a relação da matemática informal utilizadas por eles. Apresentamos neste trabalho diferentes formas abordagem da matemática informal existente nos diversos contextos de algumas profissões, mais com algumas particularidades nos cálculos realizados por essas pessoas na hora em que estavam resolvendo algumas questões referentes à suas atividades diárias nas suas funções.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectProfissões - Uso da Matemáticapt_BR
dc.titleA matemática utilizada fora do contexto escolar: como funcionários, do setor de obras da Prefeitura de Caruaru, utilizam a matemática em suas funções.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4577239642447330pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxHistorically, it is evident that man, based on his needs, uses mathematics the most basic things of his daily life. We note that in some professions, mathematics is practiced by man in a natural way. The present work has as its theme the importance of mathematics in certain professions, addressing among others the methods of using mathematics, in addition to formal. As this mathematics is quite present in the professions of masons and joiners qui researched. As a result of these calculations, in which people who are outside the school environment can perform, even if in a singular way the resolution of these calculations. In this context, this research work intends to verify the methods as masons and joiners use this mathematics within their function. The history of the social context of these professions, as well as six professionals being three masons and three joiners determine the experience with informal mathematics in the processes of calculations of their activities. The objective of this study is to understand the various mathematical knowledge existing in some professions and the methods that these professionals demonstrated. The mathematical skills of mental calculation of these people, implying several aspects of informal mathematics used daily in the activities of these people. Based on the theoretical ethnomathematics, verifying the link of mathematics and the daily activities of masons and joiners to trace the course of these researches. Tracing the relationships that involved the research subjects and the mathematics applied in daily life in the functions attributed to the professionals surveyed. Always addressing the social context in which these people are inserted, as well as the choices of these professions and the relationship of informal mathematics used by them. We present in this work different forms of informal mathematics approach existing in the various contexts of some professions, more with some particularities in the calculations performed by these people at the time when they were solving some questions related to their daily activities in their functions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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