Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43563

Compartilhe esta página

Título: Gestão de resíduos sólidos em indústrias do polo moveleiro do município de João Alfredo, em Pernambuco.
Autor(es): RIZZATO, Gabriel de Albuquerque
Palavras-chave: Gestão integrada de resíduos sólidos; Desenvolvimento sustentável; Indústria de móveis – João Alfredo (PE); Pequenas e médias empresas; Administração pública
Data do documento: 1-Set-2021
Citação: RIZZATO, Gabriel de Albuquerque. Gestão de resíduos sólidos em indústrias do polo moveleiro do município de João Alfredo, em Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A elevada produção industrial gera diversos reflexos na sociedade e no meio ambiente, dentre eles está a geração de resíduos sólidos, uma das principais formas de degradação do meio ambiente. Para reduzir esses impactos se faz fundamental a implementação da Gestão de Resíduos Sólidos, partindo do ponto de vista da gestão integrada, que busca responsabilizar os geradores e o poder público quanto à destinação ambientalmente correta dos resíduos gerados durante e depois da produção. O polo moveleiro de João Alfredo — localizado na Mesorregião do Agreste de Pernambuco — é caracterizado por sua alta capacidade de produção e diversas indústrias de pequeno e médio porte, o polo moveleiro é uma importante fonte de renda, emprego e de desenvolvimento para a sociedade local, mas também pode gerar danos ao ambiente se não bem gerido entre as empresas e o poder público. Buscando entender os impactos e maneiras de minimizá-los, o presente estudo baseou-se em literaturas do Desenvolvimento Sustentável, Resíduos Sólidos e Indústria Moveleira. Do ponto de vista metodológico a pesquisa utilizou de abordagem qualitativa. O corpus da pesquisa foi constituído, basicamente, de: (i) levantamento bibliográfico e documental correlatas ao tema da investigação e (ii) entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas junto a 5 sujeitos, de março a abril de 2021, envolvendo gestores e proprietários de indústrias moveleiras. Para condução da entrevista foi construído um formulário e um roteiro, possuindo 21 perguntas divididas entre os 3 subtemas do trabalho. A análise do corpus foi construída através de análise de conteúdo seguindo as seguintes etapas: 1) Após as entrevistas, transcrições dos conteúdos; 2) Leitura cuidadosa das transcrições, extraindo-se respostas e/ou novos questionamentos, 3) Produções de sinopses dos conteúdos, 4) Análises descritivas, 5) Interpretações e comparações entre saberes e experiências dos entrevistados. Como resultados alcançados foi possível identificar que o sistema de GRS das indústrias acontece de maneira natural, como forma de higienização da linha de produção e evitar o desperdício de materiais, tendo como principal problema a destinação dos resíduos gerados. O conhecimento dos proprietários e gestores sobre desenvolvimento sustentável e GRS também é vago, baseado na lógica das palavras e o senso comum, entrevistados demonstram falta de propriedade sobre o tema. Por fim foi realizado um plano de GRS básico para aplicação em uma das movelarias, a qual demonstrava maior problema em sua GRS de modo geral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43563
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIZZATO, Gabriel de Albuquerque.pdf3,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons