Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43561
Compartilhe esta página
Título: | A elaboração do TCC de um ponto subjetivo e agenciador: um processo de resistência e desejo. |
Autor(es): | SILVA, Débora Vanessa da |
Palavras-chave: | Diferença (Filosofia); Subjetivação; Professores – Formação; Monografias |
Data do documento: | 6-Jun-2020 |
Citação: | SILVA, Débora Vanessa da. A elaboração do TCC de um ponto subjetivo e agenciador: um processo de resistência e desejo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | O processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é importante para nosso devir docente, o qual delineei inicia a partir de pergunta(s) pesquisa (ou problema de pesquisa), que visamos respondê-la(s) em meio às pesquisas científicas que fazemos. Entretanto, enfrentamos inúmeras dificuldades na elaboração do mesmo, como a escolha do tema, do orientador, campo de pesquisa e etc. Diante disso, compreendemos que a produção do TCC é recheada de subjetivações e agenciamentos, além de desejos e resistências. Ou seja, somos subjetivados a desejar finalizar o curso ou a desistir dele. Somos movidos pelo desejo (ROLNIK, 2011), este trabalho é fruto de tais movimentos. À vista disso, a pesquisa tem a intenção de investigar como os obstáculos vivenciados por alguns alunos graduados do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Acadêmico do Agreste determinam a elaboração do TCC. Assim, os sujeitos da nossa pesquisa foram 17 egressos do referido curso e para produção de dados utilizamos de um formulário, questões , sendo oito discursivas e uma de múltipla escolha (objetiva), em que para descrevê-las nos conduzimos por uma pesquisa qualitativa e como fundamentação teórica a Filosofia da Diferença, referenciando obras desenvolvidas a partir de Foucault, Deleuze, Guattari, Rolnik e Larrosa. Diante da descrição dos dados compreendemos que todos os pesquisados foram resistentes aos processos de subjetivações que perpassam a produção do TCC, em que, muitos deles foram agenciados a prosseguir, mesmo diante de dificuldades, a partir de desejos que almejavam após a conclusão do ensino superior. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43561 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Débora Vanessa da.pdf | 548,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons