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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43561
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | SILVA, Débora Vanessa da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T15:20:21Z | - |
dc.date.available | 2022-03-28T15:20:21Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Débora Vanessa da. A elaboração do TCC de um ponto subjetivo e agenciador: um processo de resistência e desejo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43561 | - |
dc.description.abstract | O processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é importante para nosso devir docente, o qual delineei inicia a partir de pergunta(s) pesquisa (ou problema de pesquisa), que visamos respondê-la(s) em meio às pesquisas científicas que fazemos. Entretanto, enfrentamos inúmeras dificuldades na elaboração do mesmo, como a escolha do tema, do orientador, campo de pesquisa e etc. Diante disso, compreendemos que a produção do TCC é recheada de subjetivações e agenciamentos, além de desejos e resistências. Ou seja, somos subjetivados a desejar finalizar o curso ou a desistir dele. Somos movidos pelo desejo (ROLNIK, 2011), este trabalho é fruto de tais movimentos. À vista disso, a pesquisa tem a intenção de investigar como os obstáculos vivenciados por alguns alunos graduados do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Acadêmico do Agreste determinam a elaboração do TCC. Assim, os sujeitos da nossa pesquisa foram 17 egressos do referido curso e para produção de dados utilizamos de um formulário, questões , sendo oito discursivas e uma de múltipla escolha (objetiva), em que para descrevê-las nos conduzimos por uma pesquisa qualitativa e como fundamentação teórica a Filosofia da Diferença, referenciando obras desenvolvidas a partir de Foucault, Deleuze, Guattari, Rolnik e Larrosa. Diante da descrição dos dados compreendemos que todos os pesquisados foram resistentes aos processos de subjetivações que perpassam a produção do TCC, em que, muitos deles foram agenciados a prosseguir, mesmo diante de dificuldades, a partir de desejos que almejavam após a conclusão do ensino superior. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Diferença (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Subjetivação | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.subject | Monografias | pt_BR |
dc.title | A elaboração do TCC de um ponto subjetivo e agenciador: um processo de resistência e desejo. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3090291174072083 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The process of preparing the Course Conclusion Paper - TCC is important for our teacher training, which I outlined starts from a research question (s) (or research problem), which we aim to answer it (s) in the midst of scientific research that we do. However, we face numerous difficulties in the elaboration of the same, such as the choice of the theme, the advisor, research field and etc. In view of this, we understand that the production of the TCC is full of subjectivations and assemblages, in addition to desires and resistances. In other words, we are subject to wanting to finish the course or giving up on it. We are driven by desire (ROLNIK, 2011), this work is the result of such movements. In view of this, the research intends to investigate how the obstacles experienced by some graduate students in the Mathematics Degree course at the Academic Campus of Agreste determine the elaboration of the TCC. Thus, the subjects of our research were 17 egressed from that course and for data production we used an online form composed of nine questions, eight of which were discursive and one of multiple choice, in which to describe them we conducted a survey. qualitative and as a theoretical foundation the Philosophy of Difference, referencing works developed from Foucault, Deleuze, Guattari, Rolnik and Larrosa. In view of the description of the data, we understand that all respondents were resistant to the subjectivation processes that permeate the production of the TCC, in which, many of them were encouraged to proceed even in the face of difficulties from the desires they desired after the conclusion of higher education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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