Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43552

Compartilhe esta página

Título: Investigando o desenvolvimento do pensamento geométrico sobre quadriláteros ao longo do Curso de Matemática - Licenciatura.
Autor(es): ANDRADE, Fábio Júnio de
Palavras-chave: Educação matemática; Geometria – Estudo e ensino; Modelos geométricos; Ensino e aprendizagem
Data do documento: 23-Nov-2020
Citação: ANDRADE, Fábio Júnio de. Investigando o desenvolvimento do pensamento geométrico sobre quadriláteros ao longo do Curso de Matemática - Licenciatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Esta investigação emergiu de discussões e resultados de trabalhos sobrea formação de professores, especificamente, tratando do ensino e aprendizagem da Geometria, os quais apontam dificuldades do professor durante o momento de mediação da construção do conhecimento geométrico de seus estudantes devido à maneira como a Geometria tem sido abordada durante o curso de licenciatura. A presente pesquisa tem por objetivo investigar o nível de pensamento geométrico sobre quadriláteros desenvolvido pelos futuros professores ao longo do curso de Matemática – Licenciatura. Tomamos a Teoria de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele (CROWLEY, 1994; LOPES; NASSER, 1996; NASSER; TINOCO, 2004a, 2004b; NASSER; SAN’ANNA, 2010; COSTA, 2016; ELIAS, 2016; NAGATA, 2016; ARAÚJO, 2018; COSTA, 2019) como fundamento para o trabalho, pois auxiliou na construção e avaliação do formulário online aplicado, possibilitando identificar os níveis de pensamento geométrico sobre quadriláteros em que as respostas dos discentes participantes da pesquisa se encontram e observar as diferenças entre os níveis dessas respostas. Como resultado, concluímos que houve um desenvolvimento do pensamento geométrico ao longo do curso, pois encontramos uma diferença significativa entre as respostas dos discentes ingressantes e concluintes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43552
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRADE, Fábio Júnio de.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons