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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43552
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Fábio Júnio de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T15:16:30Z | - |
dc.date.available | 2022-03-28T15:16:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Fábio Júnio de. Investigando o desenvolvimento do pensamento geométrico sobre quadriláteros ao longo do Curso de Matemática - Licenciatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43552 | - |
dc.description.abstract | Esta investigação emergiu de discussões e resultados de trabalhos sobrea formação de professores, especificamente, tratando do ensino e aprendizagem da Geometria, os quais apontam dificuldades do professor durante o momento de mediação da construção do conhecimento geométrico de seus estudantes devido à maneira como a Geometria tem sido abordada durante o curso de licenciatura. A presente pesquisa tem por objetivo investigar o nível de pensamento geométrico sobre quadriláteros desenvolvido pelos futuros professores ao longo do curso de Matemática – Licenciatura. Tomamos a Teoria de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele (CROWLEY, 1994; LOPES; NASSER, 1996; NASSER; TINOCO, 2004a, 2004b; NASSER; SAN’ANNA, 2010; COSTA, 2016; ELIAS, 2016; NAGATA, 2016; ARAÚJO, 2018; COSTA, 2019) como fundamento para o trabalho, pois auxiliou na construção e avaliação do formulário online aplicado, possibilitando identificar os níveis de pensamento geométrico sobre quadriláteros em que as respostas dos discentes participantes da pesquisa se encontram e observar as diferenças entre os níveis dessas respostas. Como resultado, concluímos que houve um desenvolvimento do pensamento geométrico ao longo do curso, pois encontramos uma diferença significativa entre as respostas dos discentes ingressantes e concluintes. | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Modelos geométricos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Investigando o desenvolvimento do pensamento geométrico sobre quadriláteros ao longo do Curso de Matemática - Licenciatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0998505162004430 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | Rocha http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This investigation emerged from discussions and results of works on teacher education, specifically, dealing with the teaching and learning of Geometry, which point out difficulties of the teacher during the moment of mediation of the construction of the geometric knowledge of his students due to the way in which Geometry has been addressed during the degree course. This research aims to investigate the level of geometric thinking about quadrilaterals developed by future teachers throughout the Mathematics Degree course. We take Van Hiele's Theory of Development of Geometric Thinking (CROWLEY, 1994; LOPES; NASSER, 1996; NASSER; TINOCO, 2004a, 2004b; NASSER; SAN'ANNA, 2010; COSTA, 2016; ELIAS, 2016; NAGATA, 2016; ARAÚJO, 2018; COSTA, 2019) as a foundation for the work, as it helped in the construction and evaluation of the applied online form, making it possible to identify the levels of geometric thinking on quadrilaterals in which the responses of the students participating in the research are found and to observe the differences between the levels of those responses. As a result, we concluded that there was a development of geometric thinking throughout the course, as we found a significant difference between the responses of incoming and graduating students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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