Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43552

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorANDRADE, Fábio Júnio de-
dc.date.accessioned2022-03-28T15:16:30Z-
dc.date.available2022-03-28T15:16:30Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.date.submitted2022-03-28-
dc.identifier.citationANDRADE, Fábio Júnio de. Investigando o desenvolvimento do pensamento geométrico sobre quadriláteros ao longo do Curso de Matemática - Licenciatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43552-
dc.description.abstractEsta investigação emergiu de discussões e resultados de trabalhos sobrea formação de professores, especificamente, tratando do ensino e aprendizagem da Geometria, os quais apontam dificuldades do professor durante o momento de mediação da construção do conhecimento geométrico de seus estudantes devido à maneira como a Geometria tem sido abordada durante o curso de licenciatura. A presente pesquisa tem por objetivo investigar o nível de pensamento geométrico sobre quadriláteros desenvolvido pelos futuros professores ao longo do curso de Matemática – Licenciatura. Tomamos a Teoria de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele (CROWLEY, 1994; LOPES; NASSER, 1996; NASSER; TINOCO, 2004a, 2004b; NASSER; SAN’ANNA, 2010; COSTA, 2016; ELIAS, 2016; NAGATA, 2016; ARAÚJO, 2018; COSTA, 2019) como fundamento para o trabalho, pois auxiliou na construção e avaliação do formulário online aplicado, possibilitando identificar os níveis de pensamento geométrico sobre quadriláteros em que as respostas dos discentes participantes da pesquisa se encontram e observar as diferenças entre os níveis dessas respostas. Como resultado, concluímos que houve um desenvolvimento do pensamento geométrico ao longo do curso, pois encontramos uma diferença significativa entre as respostas dos discentes ingressantes e concluintes.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectGeometria – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelos geométricospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleInvestigando o desenvolvimento do pensamento geométrico sobre quadriláteros ao longo do Curso de Matemática - Licenciatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0998505162004430pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLattesRocha http://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThis investigation emerged from discussions and results of works on teacher education, specifically, dealing with the teaching and learning of Geometry, which point out difficulties of the teacher during the moment of mediation of the construction of the geometric knowledge of his students due to the way in which Geometry has been addressed during the degree course. This research aims to investigate the level of geometric thinking about quadrilaterals developed by future teachers throughout the Mathematics Degree course. We take Van Hiele's Theory of Development of Geometric Thinking (CROWLEY, 1994; LOPES; NASSER, 1996; NASSER; TINOCO, 2004a, 2004b; NASSER; SAN'ANNA, 2010; COSTA, 2016; ELIAS, 2016; NAGATA, 2016; ARAÚJO, 2018; COSTA, 2019) as a foundation for the work, as it helped in the construction and evaluation of the applied online form, making it possible to identify the levels of geometric thinking on quadrilaterals in which the responses of the students participating in the research are found and to observe the differences between the levels of those responses. As a result, we concluded that there was a development of geometric thinking throughout the course, as we found a significant difference between the responses of incoming and graduating students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRADE, Fábio Júnio de.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons