Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43550

Compartilhe esta página

Título: O uso da história da estocástica na educação básica: mapeamento de pesquisas bibliográficas e uma proposta didática.
Autor(es): ANDRADE, Eduardo dos Santos
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Educação básica; Ensino e aprendizagem; Equações diferenciais estocásticas - Estudo e ensino
Data do documento: 24-Nov-2020
Citação: ANDRADE, Eduardo dos Santos. O uso da história da estocástica na educação básica: mapeamento de pesquisas bibliográficas e uma proposta didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Este trabalho tem uma característica de aprofundar nas pesquisas acerca da história da matemática, particularmente no campo da Estocástica, compreendendo que a aleatoriedade está presente em diversas ocasiões do cotidiano e a história como metodologia de ensino tem um papel importante para que os estudantes da educação básica entendam as situações de descobertas como fator para investigar e experimentar. Trazemos como objetivo principal elaborar e discutir uma proposta didática para o ensino da Estocástica com base nas pesquisas desenvolvidas sobre a história desta temática; considerando que, a Estocástica busca estudar os processos imprevisíveis que ocorrem aleatoriamente na sociedade e com isso analisá-los. Para este propósito, utilizamos de alguns teóricos que trabalham a história da Estocástica como ferramenta metodológica (LOPES; MEIRELLES, 2005; ROTUNNO, 2007; FUCHS, 2012; JUNQUEIRA, 2013) buscando assim, exemplificar aos estudantes as ideias estatísticas e probabilísticas de modo que não seja algo monótono e sem relevância. Desta maneira, realizamos uma pesquisa de cunho documental em busca das concepções acerca do uso da história da matemática como metodologia para o ensino-aprendizagem da Estocástica, com intuito de trazer subsídios para o ensino, tanto com os trabalhos mapeados quanto a elaboração de uma proposta didática. Foram sete estudos mapeados a partir de livros, dicionários, artigos científicos, publicações periódicas e trabalhos acadêmicos. Como principais resultados dessa pesquisa apontamos a necessidade de mais estudos que forneçam informações e ferramentas para as formações iniciais e continuadas dos professores nesta área especifica e a criação da proposta didática tem antes de tudo um olhar para as novas possiblidades de ensino e cada vez mais ampliar esse campo matemático da Estocástica junto a sua história como fonte de argumentação em matemática aos estudantes da escola básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43550
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRADE, Eduardo dos Santos.pdf601,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons