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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43550

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorANDRADE, Eduardo dos Santos-
dc.date.accessioned2022-03-28T15:16:06Z-
dc.date.available2022-03-28T15:16:06Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.date.submitted2022-03-28-
dc.identifier.citationANDRADE, Eduardo dos Santos. O uso da história da estocástica na educação básica: mapeamento de pesquisas bibliográficas e uma proposta didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43550-
dc.description.abstractEste trabalho tem uma característica de aprofundar nas pesquisas acerca da história da matemática, particularmente no campo da Estocástica, compreendendo que a aleatoriedade está presente em diversas ocasiões do cotidiano e a história como metodologia de ensino tem um papel importante para que os estudantes da educação básica entendam as situações de descobertas como fator para investigar e experimentar. Trazemos como objetivo principal elaborar e discutir uma proposta didática para o ensino da Estocástica com base nas pesquisas desenvolvidas sobre a história desta temática; considerando que, a Estocástica busca estudar os processos imprevisíveis que ocorrem aleatoriamente na sociedade e com isso analisá-los. Para este propósito, utilizamos de alguns teóricos que trabalham a história da Estocástica como ferramenta metodológica (LOPES; MEIRELLES, 2005; ROTUNNO, 2007; FUCHS, 2012; JUNQUEIRA, 2013) buscando assim, exemplificar aos estudantes as ideias estatísticas e probabilísticas de modo que não seja algo monótono e sem relevância. Desta maneira, realizamos uma pesquisa de cunho documental em busca das concepções acerca do uso da história da matemática como metodologia para o ensino-aprendizagem da Estocástica, com intuito de trazer subsídios para o ensino, tanto com os trabalhos mapeados quanto a elaboração de uma proposta didática. Foram sete estudos mapeados a partir de livros, dicionários, artigos científicos, publicações periódicas e trabalhos acadêmicos. Como principais resultados dessa pesquisa apontamos a necessidade de mais estudos que forneçam informações e ferramentas para as formações iniciais e continuadas dos professores nesta área especifica e a criação da proposta didática tem antes de tudo um olhar para as novas possiblidades de ensino e cada vez mais ampliar esse campo matemático da Estocástica junto a sua história como fonte de argumentação em matemática aos estudantes da escola básica.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEquações diferenciais estocásticas - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso da história da estocástica na educação básica: mapeamento de pesquisas bibliográficas e uma proposta didática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5749165582757296pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxThis work has a characteristic of deepening research about the mathematics history, particularly in stochastic field, understanding that randomness is present on several occasions in everyday life and history as a teaching methodology plays an important role for basic education students to understand the situations of discovery as a factor to investigate and experiment with.We bring as main objective to elaborate and discuss a didactic proposal for the teaching of Stochastic based on the researches developed about the history of this theme; considering that, Stochastic search to study the unpredictable processes that occur randomly in society and with that analyze them. For this purpose, we use some theorists who work with the history of Stochastics as a methodological instrument (LOPES; MEIRELLES, 2005; ROTUNNO, 2007; FUCHS, 2012; JUNQUEIRA, 2013) search to exemplify to students ideas statistics and probabilistic so that don't be monotonous and without a relevance. In this way, we did a documentary research in search of concepts about the use of the history of mathematics as a methodology for teaching-learning of Stochastic, in order to bring subsidies for teaching, both with the mapped works and the elaboration of a proposal didactic. Seven studies were mapped from books, scientific articles, periodicals and academic works. As the main results of this research, we point out the need for more studies that provide information and instruments for the initial and continuing training of teachers in this specific area and the creation of the didactic proposal has, first of all, a look at the new teaching possibilities and increasingly expanding this mathematical field of Stochastics to students of the basic school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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