Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43540

Compartilhe esta página

Título: Impactos da implementação de ferramenta de self-service BI em um centro de distribuição: um estudo de caso.
Autor(es): SIMÃO, José Augusto de Sales
Palavras-chave: Logística; Distribuição de mercadorias - Alimentos; Gerenciamento de recursos de informação; Inteligência competitiva (Administração)
Data do documento: 26-Abr-2021
Citação: SIMÃO, José Augusto de Sales. Impactos da implementação de ferramenta de self-service BI em um centro de distribuição: um estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Com o grande aumento do volume de dados gerados nos seus processos, cada vez mais a gestão da informação nas organizações tem se mostrado um desafio para as empresas. Mas além de um desafio, é também uma oportunidade de não somente entender melhor seu negócio, mercado e clientela, como também reunir informações importantes para implementação de melhorias e obtenção de vantagens competitivas. Com o intuito de lidar com o crescente número de dados nas organizações, as ferramentas de Self-Service Businees Intelligence (SSBI), como o Microsoft Power BI e o Tableau, tem ganhado espaço no mercado. Essas ferramentas buscam decentralizar a gestão da informação da área de tecnologia de informação (TI) e especialistas em BI, e traze-la para as pessoas que estão diretamente envolvidas com a gestão de processos e indicadores. Esse trabalho analisou a incorporação da ferramenta de SSBI, na gestão de um centro de distribuição de alimentos. Para tanto, foi feito um comparativo da gestão da informação atráves de relatórios ao decorrer do ano de 2020, com início em janeiro, antes da ampla implementação da ferramenta, até dezembro, dissertando sobre as vantagens e desafios obtidos por essa nova abordagem de gestão. Com base nos resultados do estudo foi possível identificar dificuldades, vantagens e oportunidades futuras com esse novo modelo de gestão, como o acompanhamento em tempo real da expedição diária atráves de painéis no Power BI e monitoramento periódico dos principais indicadores dos processos do centro de distribuição.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43540
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMÃO, José Augusto de Sales.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons