Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43540

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFONTANA, Marcele Elisa-
dc.contributor.authorSIMÃO, José Augusto de Sales-
dc.date.accessioned2022-03-25T21:20:40Z-
dc.date.available2022-03-25T21:20:40Z-
dc.date.issued2021-04-26-
dc.date.submitted2022-03-25-
dc.identifier.citationSIMÃO, José Augusto de Sales. Impactos da implementação de ferramenta de self-service BI em um centro de distribuição: um estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43540-
dc.description.abstractCom o grande aumento do volume de dados gerados nos seus processos, cada vez mais a gestão da informação nas organizações tem se mostrado um desafio para as empresas. Mas além de um desafio, é também uma oportunidade de não somente entender melhor seu negócio, mercado e clientela, como também reunir informações importantes para implementação de melhorias e obtenção de vantagens competitivas. Com o intuito de lidar com o crescente número de dados nas organizações, as ferramentas de Self-Service Businees Intelligence (SSBI), como o Microsoft Power BI e o Tableau, tem ganhado espaço no mercado. Essas ferramentas buscam decentralizar a gestão da informação da área de tecnologia de informação (TI) e especialistas em BI, e traze-la para as pessoas que estão diretamente envolvidas com a gestão de processos e indicadores. Esse trabalho analisou a incorporação da ferramenta de SSBI, na gestão de um centro de distribuição de alimentos. Para tanto, foi feito um comparativo da gestão da informação atráves de relatórios ao decorrer do ano de 2020, com início em janeiro, antes da ampla implementação da ferramenta, até dezembro, dissertando sobre as vantagens e desafios obtidos por essa nova abordagem de gestão. Com base nos resultados do estudo foi possível identificar dificuldades, vantagens e oportunidades futuras com esse novo modelo de gestão, como o acompanhamento em tempo real da expedição diária atráves de painéis no Power BI e monitoramento periódico dos principais indicadores dos processos do centro de distribuição.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectDistribuição de mercadorias - Alimentospt_BR
dc.subjectGerenciamento de recursos de informaçãopt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.titleImpactos da implementação de ferramenta de self-service BI em um centro de distribuição: um estudo de caso.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5300338326171688pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3130016839052852pt_BR
dc.description.abstractxWith the great increase in the volume of data generated in their processes, information management in organizations has increasingly proved to be a challenge for companies. However, in addition to being a challenge, it is also an opportunity to not only better understand your business, market and customer base, but also to gather important information for implementing improvements and obtaining competitive advantages. In order to deal with the growing number of data in organizations, Self-Service Businees Intelligence (SSBI) tools, such as Microsoft Power BI and Tableau, have been gaining space in the market. These tools seek to decentralize information management from the information technology (IT) department and BI specialists, and bring it to the people who are directly involved with the management of processes and key indicators. This work analyzed the incorporation of the SSBI tool in the management of a food distribution center. To this end, a comparison of the information management during the year 2020 was made through the evolution of reports in this year, starting in January, before the wide implementation of the tool, until December, disserting about the advantages and challenges obtained by this new management approach. Based on the results of the study, it was possible to identify difficulties, advantages and future opportunities with this new management model, such as the real-time monitoring of the daily dispatch through panels in Power BI and periodic monitoring of the main indicators of the distribution center processes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SIMÃO, José Augusto de Sales.pdf1,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons