Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43510

Comparte esta pagina

Título : O fenômeno das instaséries : a estética das micronarrativas seriadas do Instagram
Autor : OLIVEIRA, Emilly Belarmino Costa de
Palabras clave : Instaséries; Audiovisual; Redes sociais; Amadorismo; Instagram
Fecha de publicación : 26-mar-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLIVEIRA, Emilly Belarmino Costa de. O fenômeno das instaséries: a estética das micronarrativas seriadas do Instagram. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : O projeto visa compreender as inter-relações entre as novas mídias e as produções audiovisuais, especificamente as ficções seriadas disponibilizadas no Instagram. Denominadas de social cinema, Instaséries e Nanoséries pelos próprios criadores do aplicativo, acredita-se que essas produções, graças à sua linguagem híbrida e multimidiática, seu ritmo narrativo ágil, a curta duração dos episódios, seu estilo e montagem, tragam novas características às produções seriadas distribuídas em rede. O nosso percurso iniciará por meio de um debate sobre as imagens amadoras – o nascimento, as definições, os enfrentamentos e a crescente proliferação com o surgimento da internet. Seguiremos para uma discussão acerca do aumento da cultura seriada, focando no consumo em rede, até chegarmos às produções idealizadas e disseminadas em ambientes on-line, com foco no Instagram. Na medida em que avançarmos na discussão sobre o Instagram, introduziremos o fenômeno das Instaséries, a fim de entender sua origem e principais características. Por fim, como estudo de caso, buscaremos identificar, por meio de produções do coletivo brasileiro @1Quarto, os processos estéticos, narrativos e visuais dessas produções, além das possibilidades dos recursos paralelos de interação que são oferecidos aos usuários, visando compreender como as experimentações oriundas desse fenômeno têm afetado o mercado audiovisual.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43510
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Emilly Belarmino Costa de Oliveira.pdf5,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons