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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43506

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Título: Cartilha educacional para a promoção da alimentação complementar saudável de crianças menores de 2 anos à luz da teoria de Callista Roy
Autor(es): MOURA, Jefferson Wildes da Silva
Palavras-chave: Nutrição do Lactente; Tecnologia Educacional; Enfermagem Pediátrica; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Teoria de Enfermagem
Data do documento: 3-Jan-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MOURA, Jefferson Wildes da Silva. Cartilha educacional para a promoção da alimentação complementar saudável de crianças menores de 2 anos à luz da teoria de Callista Roy. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A alimentação e o estado nutricional interferem na saúde e na qualidade de vida de crianças, todavia se observam práticas alimentares impróprias para a infância. Neste contexto, o enfermeiro é um importante aliado no desenvolvimento de ações de educação em saúde, utilizando, como recurso, as tecnologias educacionais, que promovem a sensibilização do público-alvo e oportunizam a mudança de hábitos de vida. À vista disso, este estudo teve como objetivo descrever o processo de construção de uma cartilha educacional com pais e responsáveis para a promoção da alimentação complementar saudável de crianças menores de 2 anos à luz da Teoria do Modelo de Adaptação de Callista Roy. Trata-se de um estudo metodológico e qualitativo, desenvolvido em três etapas: 1) Levantamento da literatura; 2) Exploração da realidade; e 3) Construção da tecnologia educacional. Os dados da exploração da realidade obtidos, por meio do grupo focal, foram transcritos e analisados em consonância com a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Categorial, gerando três categorias temáticas: 1) Adaptação e transição do aleitamento materno/artificial para a alimentação complementar; 2) Integração entre os estímulos e as respostas no contexto da alimentação complementar infantil; e 3) Respostas comportamentais e reflexões acerca das tecnologias educacionais. A cartilha educacional foi construída à luz da Teoria do Modelo de Adaptação de Callista Roy e foram seguidas as recomendações para a elaboração de material educativo impresso que contemplou linguagem, ilustrações, layout, design e sensibilidade cultural, para que estivessem de acordo com o público-alvo. A cartilha é composta por nove sessões: 1) Princípios para uma alimentação complementar saudável; 2) Aleitamento materno; 3) Classificação dos alimentos; 4) Conhecendo os alimentos saudáveis; 5) Alimentos com ferro e vitamina A; 6) Recomendações importantes para uma melhor aceitação do alimento complementar pela criança; 7) Veja o que você pode fazer para promover uma alimentação complementar saudável; 8) Dicas para ajudar a montar o prato da criança nas refeições; e 9) Recomendações de cardápios. Salienta-se que a cartilha será disponibilizada tanto em formato impresso quanto digital. Conclui-se que a cartilha é um recurso a ser utilizado durante as ações de educação em saúde e proporciona avanços tecnológicos e científicos significativos no que se discute a assistência e o cuidado à saúde do lactente, além de fomentar discussões acerca dos benefícios da alimentação complementar junto às crianças menores de 2 anos de idade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43506
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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