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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43506
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | MOURA, Jefferson Wildes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-24T17:45:19Z | - |
dc.date.available | 2022-03-24T17:45:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-03 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Jefferson Wildes da Silva. Cartilha educacional para a promoção da alimentação complementar saudável de crianças menores de 2 anos à luz da teoria de Callista Roy. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43506 | - |
dc.description.abstract | A alimentação e o estado nutricional interferem na saúde e na qualidade de vida de crianças, todavia se observam práticas alimentares impróprias para a infância. Neste contexto, o enfermeiro é um importante aliado no desenvolvimento de ações de educação em saúde, utilizando, como recurso, as tecnologias educacionais, que promovem a sensibilização do público-alvo e oportunizam a mudança de hábitos de vida. À vista disso, este estudo teve como objetivo descrever o processo de construção de uma cartilha educacional com pais e responsáveis para a promoção da alimentação complementar saudável de crianças menores de 2 anos à luz da Teoria do Modelo de Adaptação de Callista Roy. Trata-se de um estudo metodológico e qualitativo, desenvolvido em três etapas: 1) Levantamento da literatura; 2) Exploração da realidade; e 3) Construção da tecnologia educacional. Os dados da exploração da realidade obtidos, por meio do grupo focal, foram transcritos e analisados em consonância com a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Categorial, gerando três categorias temáticas: 1) Adaptação e transição do aleitamento materno/artificial para a alimentação complementar; 2) Integração entre os estímulos e as respostas no contexto da alimentação complementar infantil; e 3) Respostas comportamentais e reflexões acerca das tecnologias educacionais. A cartilha educacional foi construída à luz da Teoria do Modelo de Adaptação de Callista Roy e foram seguidas as recomendações para a elaboração de material educativo impresso que contemplou linguagem, ilustrações, layout, design e sensibilidade cultural, para que estivessem de acordo com o público-alvo. A cartilha é composta por nove sessões: 1) Princípios para uma alimentação complementar saudável; 2) Aleitamento materno; 3) Classificação dos alimentos; 4) Conhecendo os alimentos saudáveis; 5) Alimentos com ferro e vitamina A; 6) Recomendações importantes para uma melhor aceitação do alimento complementar pela criança; 7) Veja o que você pode fazer para promover uma alimentação complementar saudável; 8) Dicas para ajudar a montar o prato da criança nas refeições; e 9) Recomendações de cardápios. Salienta-se que a cartilha será disponibilizada tanto em formato impresso quanto digital. Conclui-se que a cartilha é um recurso a ser utilizado durante as ações de educação em saúde e proporciona avanços tecnológicos e científicos significativos no que se discute a assistência e o cuidado à saúde do lactente, além de fomentar discussões acerca dos benefícios da alimentação complementar junto às crianças menores de 2 anos de idade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Nutrição do Lactente | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem Pediátrica | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Teoria de Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Cartilha educacional para a promoção da alimentação complementar saudável de crianças menores de 2 anos à luz da teoria de Callista Roy | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068929870693114 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1138326761013745 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Food and nutritional status interfere in children's health and quality of life, but inappropriate eating practices for childhood are observed. In this context, the nurse is an important ally in the development of health education actions, using educational technologies as a resource, which promote awareness of the target audience and provide opportunities for changing lifestyle habits. In view of this, this study aimed to describe the process of building an educational booklet with parents and guardians to promote healthy complementary feeding for children under 2 years old based on Callista Roy's Adaptation Model Theory. This is a methodological and qualitative study, developed in three stages: 1) Survey of the literature; 2) Exploration of reality; and 3) Construction of educational technology. The data from the exploration of reality obtained through the focus group were transcribed and analyzed in line with the technique of Content Analysis in the Category Analysis modality, generating three thematic categories: 1) Adaptation and transition from breastfeeding/artificial to complementary feeding; 2) Integration between stimuli and responses in the context of complementary infant feeding; and 3) Behavioral responses and reflections on educational technologies. The educational booklet was built based on Callista Roy's Adaptation Model Theory and recommendations were followed for the elaboration of printed educational material that included language, illustrations, layout, design and cultural sensitivity, so that they were in agreement with the public-target. The booklet comprises nine sections: 1) Principles for a healthy complementary diet; 2) Breastfeeding; 3) Food classification; 4) Knowing healthy foods; 5) Foods with iron and vitamin A; 6) Important recommendations for a better acceptance of complementary food by the child; 7) Observe what you can do to promote healthy complementary eating; 8) Tips to help assemble the child's plate at meals; and 9) Menu recommendations. It should be noted that the booklet will be made available both in printed and digital format. It is concluded that the booklet is a resource to be used during health education actions and provides significant technological and scientific advances in terms of assistance and health care for infants, in addition to promoting discussions about the benefits of complementary feeding with children under 2 years of age. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Jefferson Wildes da Silva Moura.pdf | 6,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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