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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43468

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Title: Nível de letramento financeiro e características socioeconômicas: uma análise dos estudantes de ensino médio de um município do Agreste Pernambucano.
Authors: LIMA, Mariana Patrícia de
Keywords: Educação financeira; Letramento informacional; Habilidades sociais; Ensino médio
Issue Date: 20-Dec-2021
Citation: LIMA, Mariana Patrícia de. Nível de letramento financeiro e características socioeconômicas: uma análise dos estudantes de ensino médio de um município do Agreste Pernambucano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este estudo teve como objetivo identificar os níveis de letramento financeiro e as características socioeconômicas dos estudantes do ensino médio da cidade de Gravatá-PE. O questionário estruturado foi aplicado a uma amostra de 83 estudantes do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, sendo 44 deles da rede pública e 39 da rede privada de ensino, utilizou-se de uma abordagem quantitativa, com análise estatística descritiva do nível de letramento financeiro e univariada para avaliar a influência das variáveis socioeconômicas. Dentre os resultados obtidos, identificou-se que os alunos se enquadram no nível 3 de letramento financeiro, indicando que possuem uma boa habilidade para realizar interpretações de uma série de documentos financeiros, como de aplicação de operações numéricas básicas. Sendo capaz de escolher as operações necessárias para resolver problemas rotineiros, mas apresentando dificuldades em compreender e solucionar questões mais complexas e não cotidianas, dessa maneira o nível é visto como mediano, considerando a escala de 1 (baixo) a 5 (alto). Conclui-se por meio dos testes de Qui-Quadrado, Kruskal-Wallis e Anova que as variáveis socioeconômicas: escolaridade dos pais, ocupação do pai, o tipo de escola que o aluno frequentou no ensino fundamental e escola atual do aluno, influenciam nos melhores níveis de letramento dos estudantes analisadas. Por fim, é sugerida a elaboração e desenvolvimento de ações futuras pelas intuições de ensino, como cursos e palestras voltadas para o aumento do conhecimento e níveis financeiros dos jovens. Logo, este estudo contribui com as pesquisas sobre letramento financeiro dos jovens, especialmente os realizados durante o período de pandemia do coronavírus (covid-19).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43468
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

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