Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43468
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Marconi Freitas da | - |
dc.contributor.author | LIMA, Mariana Patrícia de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T12:55:35Z | - |
dc.date.available | 2022-03-22T12:55:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-22 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Mariana Patrícia de. Nível de letramento financeiro e características socioeconômicas: uma análise dos estudantes de ensino médio de um município do Agreste Pernambucano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43468 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo identificar os níveis de letramento financeiro e as características socioeconômicas dos estudantes do ensino médio da cidade de Gravatá-PE. O questionário estruturado foi aplicado a uma amostra de 83 estudantes do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, sendo 44 deles da rede pública e 39 da rede privada de ensino, utilizou-se de uma abordagem quantitativa, com análise estatística descritiva do nível de letramento financeiro e univariada para avaliar a influência das variáveis socioeconômicas. Dentre os resultados obtidos, identificou-se que os alunos se enquadram no nível 3 de letramento financeiro, indicando que possuem uma boa habilidade para realizar interpretações de uma série de documentos financeiros, como de aplicação de operações numéricas básicas. Sendo capaz de escolher as operações necessárias para resolver problemas rotineiros, mas apresentando dificuldades em compreender e solucionar questões mais complexas e não cotidianas, dessa maneira o nível é visto como mediano, considerando a escala de 1 (baixo) a 5 (alto). Conclui-se por meio dos testes de Qui-Quadrado, Kruskal-Wallis e Anova que as variáveis socioeconômicas: escolaridade dos pais, ocupação do pai, o tipo de escola que o aluno frequentou no ensino fundamental e escola atual do aluno, influenciam nos melhores níveis de letramento dos estudantes analisadas. Por fim, é sugerida a elaboração e desenvolvimento de ações futuras pelas intuições de ensino, como cursos e palestras voltadas para o aumento do conhecimento e níveis financeiros dos jovens. Logo, este estudo contribui com as pesquisas sobre letramento financeiro dos jovens, especialmente os realizados durante o período de pandemia do coronavírus (covid-19). | pt_BR |
dc.format.extent | 74p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Letramento informacional | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Nível de letramento financeiro e características socioeconômicas: uma análise dos estudantes de ensino médio de um município do Agreste Pernambucano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GALVÃO, Kécia da Silveira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3314828031949546 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7359522003689133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to identify the levels of financial literacy and the socioeconomic characteristics of high school students in the city of Gravatá-PE. The structured questionnaire was applied to a sample of 83 students from the 1st, 2nd and 3rd year of high school, 44 of them from the public network and 39 from the private school system. A quantitative approach was used, with statistical analysis descriptive of the level of financial literacy and univariate to assess the influence of socioeconomic variables. Among the results obtained, it was identified that students fall into level 3 of financial literacy, indicating that they have a good ability to perform interpretations of a series of financial documents, such as the application of numerical operations. Being able to choose the operations necessary to solve routine problems, but having difficulties in understanding and solving more complex and non-daily issues, this way the level is seen as medium, considering a scale from 1 (low) to 5 (high). It is concluded through the ChiSquare, Kruskal-Wallis and Anova tests that the socioeconomic variables: parents' education, father's occupation, the type of school the student attended in elementary school and the student's current school, influence the best students' literacy levels analyzed. Finally, the elaboration and development of future actions by teaching intuitions is suggested, such as courses and lectures aimed at increasing the knowledge and financial levels of young people. Therefore, this study contributes to research on the financial literacy of young people, especially those carried out during the coronavirus pandemic period (covid-19). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4397465978991698 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Mariana Patrícia de.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons