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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43446
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Título : | A importância da pesquisa para a formação do licenciado, um estudo de caso no Centro Acadêmico do Agreste. |
Autor : | MARCOLINO, Danilo de Farias |
Palabras clave : | Ciência – Estudo e ensino; Pesquisa; Professores - Formação |
Fecha de publicación : | 22-mar-2017 |
Citación : | MARCOLINO, Danilo de Farias. A importância da pesquisa para a formação do licenciado, um estudo de caso no Centro Acadêmico do Agreste. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. |
Resumen : | Nos últimos anos no Brasil, estudos como os de (Perez, 1999) e (Pavanello, 2003), vem discutindo a importância da pesquisa na formação docente em diversas áreas do conhecimento, especialmente, das ciências naturais e exatas. A própria LDBEN (Lei de diretrizes e bases da educação nacional) prevê em alguns de seus incisos a valorização do profissional de educação que não se limite a, meramente, passar conteúdos e a aplicar avaliações que reproduzem mecanicamente o que foi trabalhado como conteúdo da disciplina; proporcionando aos discentes momentos de reflexão que vão além da sala aula, e que haja a criação de espaços que tornem possível um melhor entendimento de determinados conteúdos, mostrando-lhes que a formação profissional vai além de aprender conteúdos e repassá-los. Contudo, o nosso objetivo é investigar de que forma a iniciação científica contribui para a formação dos licenciados em Física, Química e Matemática. Dessa forma, esperamos conscientizar os alunos dos cursos de licenciatura, formação inicial e continuada, da importância da vivência da pesquisa para a sua formação. Dessa forma, foi utilizado um questionário, de caráter quali-quantitativo, com discentes em seu último semestre (ou que já haviam finalizado a graduação) dos cursos de licenciatura em Física, Química e Matemática, do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde se estruturaram questões relevantes para o entendimento de nosso objetivo, com levantamentos a respeito de como a realização de projetos de pesquisa, colaborou para a sua formação e para a sua vida profissional, onde nos baseamos nos conceitos de análise de conteúdo, que, segundo Bardin (1994), constitui uma técnica de investigação com a finalidade de se descrever, o objeto de estudo, de forma objetiva e sistemática. Com isso, foram encontrados relatos de grande ajuda para a compreensão do nosso objeto de estudo, onde os discentes relataram acreditar que a pesquisa científica foi, de fato, de grande ajuda e relevância para a sua vivência profissional, enquanto professores do ensino básico, e, também, auxiliou durante o seu tempo de graduação. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43446 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
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