Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43446

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés-
dc.contributor.authorMARCOLINO, Danilo de Farias-
dc.date.accessioned2022-03-21T15:08:13Z-
dc.date.available2022-03-21T15:08:13Z-
dc.date.issued2017-03-22-
dc.date.submitted2022-03-21-
dc.identifier.citationMARCOLINO, Danilo de Farias. A importância da pesquisa para a formação do licenciado, um estudo de caso no Centro Acadêmico do Agreste. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43446-
dc.description.abstractNos últimos anos no Brasil, estudos como os de (Perez, 1999) e (Pavanello, 2003), vem discutindo a importância da pesquisa na formação docente em diversas áreas do conhecimento, especialmente, das ciências naturais e exatas. A própria LDBEN (Lei de diretrizes e bases da educação nacional) prevê em alguns de seus incisos a valorização do profissional de educação que não se limite a, meramente, passar conteúdos e a aplicar avaliações que reproduzem mecanicamente o que foi trabalhado como conteúdo da disciplina; proporcionando aos discentes momentos de reflexão que vão além da sala aula, e que haja a criação de espaços que tornem possível um melhor entendimento de determinados conteúdos, mostrando-lhes que a formação profissional vai além de aprender conteúdos e repassá-los. Contudo, o nosso objetivo é investigar de que forma a iniciação científica contribui para a formação dos licenciados em Física, Química e Matemática. Dessa forma, esperamos conscientizar os alunos dos cursos de licenciatura, formação inicial e continuada, da importância da vivência da pesquisa para a sua formação. Dessa forma, foi utilizado um questionário, de caráter quali-quantitativo, com discentes em seu último semestre (ou que já haviam finalizado a graduação) dos cursos de licenciatura em Física, Química e Matemática, do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde se estruturaram questões relevantes para o entendimento de nosso objetivo, com levantamentos a respeito de como a realização de projetos de pesquisa, colaborou para a sua formação e para a sua vida profissional, onde nos baseamos nos conceitos de análise de conteúdo, que, segundo Bardin (1994), constitui uma técnica de investigação com a finalidade de se descrever, o objeto de estudo, de forma objetiva e sistemática. Com isso, foram encontrados relatos de grande ajuda para a compreensão do nosso objeto de estudo, onde os discentes relataram acreditar que a pesquisa científica foi, de fato, de grande ajuda e relevância para a sua vivência profissional, enquanto professores do ensino básico, e, também, auxiliou durante o seu tempo de graduação.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleA importância da pesquisa para a formação do licenciado, um estudo de caso no Centro Acadêmico do Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6180896834181643pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.description.abstractxIn the last few years in Brazil, papers such as (Perez 1999) and (Pavanello2003) have been discussing the importance of the research in the teacher formation among the vast áreas of knowledge but specially the exact and the natural sciences. The LDBEN (Brazilian law of curricular base) has in some of its lines the valour of an educational professional that does not limit itself to only Exchange contentes and set mechanical-like tests that reproduce what was worked as course content; Enabling in the learners moments of reflection that go far beyond the clasroom, and also enabling the creation of learning spaces that enable a better insight of such contentes thus showing them that the professional formation goes far beyond the learning of standardised contents. However, our objective is to investigate the ways in which the scientific initiation contributes to the formation of licensed professional in the fields of physics,chemistry and mathematics.Therefore, we aim for the concientiousness of the students in the teaching courses, beggining year’s formation and also the continued one, of the importance of the research in the professional formation. Therefore, was used a quality and quantity questionnaire, aimed at the university students in their last semester of their courses or that had already finished its graduation course of the physics, chemistry and maths courses in the centro acadêmico do agreste of the universidade federal de Pernambuco, in which was structured questions that were found to be importante to the best understanding of our objective, aiming at discovering in what extent did research projects collaborate with its formation, in which were based on the concepts of contente analysis according to Bardin (1994), constitute as a research technique aimed at describing the object of study in a systematic and objective way. Being that said, greatfully helpful material has been found to better elucidate our object of study, where the students believed that the scientific research was indeed highly relevant to their professional lives, as basic level teachers and also as graduate students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARCOLINO, Danilo de Farias.pdf726,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons