Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43436

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorFERREIRA, Millena Lima-
dc.date.accessioned2022-03-21T14:43:32Z-
dc.date.available2022-03-21T14:43:32Z-
dc.date.issued2017-08-11-
dc.date.submitted2022-03-21-
dc.identifier.citationFERREIRA, Millena Lima. Interação e motivação nos processos de ensino e aprendizagem no ensino de física: o que nos revelam as produções a partir de uma análise nos periódicos e eventos de ensino de física no período de 2006 à 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43436-
dc.description.abstractO presente trabalho discute sobre o tema: Interação e motivação nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino de Física: o que nos revelam as produções a partir de uma análise nos periódicos e eventos de Ensino de Física no período de 2006 à 2016. No estudo, buscamos identificar se existem trabalhos nos periódicos e eventos na área do Ensino de Física, que abordem a temática da afetividade entre professor e aluno levando este último à motivação em aprender Física e/ou a interação construída através de um ensino dialógico. Assim sendo, nosso desejo com a pesquisa foi que o presente estudo contribua para a reflexão da importância de se discutir nos periódicos e eventos da área de Ensino de Física, a afetividade no ambiente da sala de aula e o ensino dialógico como elementos que contribuem para a motivação de estudantes com relação à disciplina de Física e com isso a melhoria na aprendizagem desta disciplina. O caminho da pesquisa foi vivenciado a partir de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e do tipo qualitativa. Analisamos periódicos e eventos na área de Ensino de Física, no período de 2006 à 2016, nas seguintes fontes: RBEF – Revista Brasileira de Ensino de Física, IENCI – Investigações em Ensino de Ciências, CBEF – Caderno Brasileiro de Ensino de Física, EPEF – Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, e nos guiamos pelas palavras-chave. O presente estudo identificou o quanto o espaço de produção de conhecimento para o Ensino de Física, ainda traz traços fechados dentro da questão conteudista, da perspectiva de um Ensino de Física que revela mais a teoria física e destina quase nenhuma importância para a forma como se dá a relação entre professor e aluno, no caminho até chegar a aprendizagem de determinado conceito físico. Nossos dados revelaram a importância da natureza da formação docente e do comprometimento destes espaços de publicação, em sendo ensino, de reconhecer a dimensão pedagógica no ato de ensinar.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de física - Formaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.titleInteração e motivação nos processos de ensino e aprendizagem no ensino de física: o que nos revelam as produções a partir de uma análise nos periódicos e eventos de ensino de física no período de 2006 à 2016.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9470503247436116pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxThe present work discusses the theme: Interaction and motivation in the teaching and learning processes in Physics Teaching: which the productions reveal us from an analysis in the periodicals and events of Teaching of Physics in the period from 2006 to 2016. In the study, we tried to identify whether there were papers in the periodicals and events in the field of Physics Teaching, that address the theme of affectivity between teacher and student leading the latter to the motivation to learn Physics and / or the interaction constructed through a dialogical teaching. Thus, our desire with the research was that the present study contribute to the reflection of the importance of discussing in the periodicals and events of the area of Physics Teaching, the affectivity in the classroom environment and the dialogic teaching as elements that contribute to the motivation of students with respect to the discipline of Physics and with this the improvement in the learning of this discipline. The way of the research was experienced based on an exploratory, bibliographical and qualitative research. We analyzed periodicals and events in the area of Physics Teaching, from 2006 to 2016, in the following sources: RBEF - Brazilian Journal of Physics Teaching, IENCI - Investigations in Teaching of Sciences, CBEF - Brazilian Newspaper of Physics Teaching, EPEF - Research Meeting in Physics Teaching and SNEF - National Symposium of Physics Teaching, and we are guided by the keywords. The present study identified how much the space of production of knowledge for the Teaching of Physics, still brings closed traces within the content question, from the perspective of a Teaching of Physics that further emphasizes the physical theory and assigns almost no importance for the way the relationship between teacher and student, on the way to learning a certain physical concept. Our data revealed the importance of the nature of teacher education and the commitment of these spaces of publication, in being teaching, recognizing the pedagogical dimension in the act of teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, Millena Lima.pdf594,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons