Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43430

Compartilhe esta página

Título: O uso das histórias em quadrinhos como instrumento influenciador da compreensão de metais na educação básica.
Autor(es): MONTEIRO, Natália da Silva
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino; Ensino - Recursos didáticos; História em quadrinhos na educação
Data do documento: 13-Out-2020
Citação: MONTEIRO, Natália da Silva. O uso das histórias em quadrinhos como instrumento influenciador da compreensão de metais na educação básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: O presente trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida para o ensino de metais a partir de uma história em quadrinhos (HQ), um possível recurso capaz de viabilizar o processo de ensino e aprendizagem de Química. Considerando que as práticas de ensino tradicionais e descontextualizadas contribuem para a desmotivação dos alunos da disciplina de Química, surge a necessidade de inovação dessas práticas, bem como a utilização de recursos alternativos que despertem o interesse por esta ciência. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar o potencial que a HQ do personagem Wolverine da série X-Men tem para o ensino de metais na educação básica, bem como para o desenvolvimento de habilidades e competências elencadas nos documentos oficiais da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para tanto, o trabalho foi realizado seguindo os preceitos de uma pesquisa qualitativa descritiva, aplicada a uma turma do primeiro ano do ensino médio, na qual a análise dos dados foi realizada com base em registros audiovisuais e aplicação de questionário. Foi perceptível que a HQ mostrou-se um recurso que permite a discussão de temas transversais em sala de aula, o que possibilitou o desenvolvimento de competências elencadas pelos PCN nos alunos, e um excelente recurso para a apresentação de conteúdos científicos em Química, considerando que os alunos puderam discutir aspectos sociais, ambientais e econômicos, com base no progresso científico e tecnológico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43430
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONTEIRO, Natália da Silva.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons