Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43430

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Natália da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-21T14:33:31Z-
dc.date.available2022-03-21T14:33:31Z-
dc.date.issued2020-10-13-
dc.date.submitted2022-03-21-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Natália da Silva. O uso das histórias em quadrinhos como instrumento influenciador da compreensão de metais na educação básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43430-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida para o ensino de metais a partir de uma história em quadrinhos (HQ), um possível recurso capaz de viabilizar o processo de ensino e aprendizagem de Química. Considerando que as práticas de ensino tradicionais e descontextualizadas contribuem para a desmotivação dos alunos da disciplina de Química, surge a necessidade de inovação dessas práticas, bem como a utilização de recursos alternativos que despertem o interesse por esta ciência. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar o potencial que a HQ do personagem Wolverine da série X-Men tem para o ensino de metais na educação básica, bem como para o desenvolvimento de habilidades e competências elencadas nos documentos oficiais da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para tanto, o trabalho foi realizado seguindo os preceitos de uma pesquisa qualitativa descritiva, aplicada a uma turma do primeiro ano do ensino médio, na qual a análise dos dados foi realizada com base em registros audiovisuais e aplicação de questionário. Foi perceptível que a HQ mostrou-se um recurso que permite a discussão de temas transversais em sala de aula, o que possibilitou o desenvolvimento de competências elencadas pelos PCN nos alunos, e um excelente recurso para a apresentação de conteúdos científicos em Química, considerando que os alunos puderam discutir aspectos sociais, ambientais e econômicos, com base no progresso científico e tecnológico.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Recursos didáticospt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.titleO uso das histórias em quadrinhos como instrumento influenciador da compreensão de metais na educação básica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3668105176806261pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1891314413056310pt_BR
dc.description.abstractxThe present work presents a didactic sequence developed for the teaching of metals from a comic book (HQ), a possible resource to enable the process of teaching and learning Chemistry. Considering that traditional and decontextualized teaching practices contribute to the demotivation of students in the Chemistry discipline, there is a need for innovation in these practices, as well as the use of alternative resources that arouse interest in this science. Thus, this work aims to investigate the potential that the HQ of the character Wolverine of the X-Men series has for teaching metals in basic education, as well as for the development of skills and competences listed in the official documents of education, such as the Parameters National Curriculum (NCP). Therefore, the work was carried out following the precepts of a qualitative descriptive research, applied to a class of the first year of high school, in which the data analysis was performed based on audiovisual records and questionnaire application. It was noticeable that the HQ proved to be a resource that allows the discussion of transversal themes in the classroom, which enabled the development of skills listed by the PCN in students, and an excellent resource for the presentation of scientific content in Chemistry, considering that students were able to discuss social, environmental and economic aspects, based on scientific and technological progress.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONTEIRO, Natália da Silva.pdf1,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons