Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43423

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da interação solo-estrutura com monitoramento de recalques e análise da influência da sequência construtiva no desempenho de radiers estaqueados
Autor(es): SILVA JÚNIOR, Raimundo Paulo da
Palavras-chave: Construção de concreto - Jaboatão dos Guararapes (PE); Parede - Jaboatão dos Guararapes (PE); Fundações (Engenharia); Solos - Jaboatão dos Guararapes (PE); Análise elástica (Engenharia)
Data do documento: 9-Ago-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA JÚNIOR, Raimundo Paulo da. Avaliação da interação solo-estrutura com monitoramento de recalques e análise da influência da sequência construtiva no desempenho de radiers estaqueados. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Nos projetos de edificações realizados no Brasil, é predominante a não consideração da interação solo-estrutura (ISE), não analisando a redistribuição de esforços devido ao rearranjo do carregamento devido aos deslocamentos do solo com avanço construtivo. Convencionalmente considera-se apoios indeslocáveis, divergindo do comportamento real da estrutura. O presente trabalho apresenta uma análise do comportamento do sistema de fundações por radier estaqueado sobre solo saturado, de dois blocos em estrutura de parede de concreto na cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE, considerando os efeitos da interação solo-estrutura com relação ao processo construtivo, rigidez da superestrutura e número de pavimentos. Foi realizado o monitoramento e análise do comportamento em relação aos recalques da estrutura de fundação para dois blocos. Foi utilizado o método dos elementos finitos gerados na base de dados do SAP 2000.O módulo de elasticidade do solo foi calculado por retroanálise com os dados do monitoramento. Os recalques e cargas na fundação foram calculados com e sem consideração da ISE, sendo analisado as redistribuições de deslocamentos e esforços no radier estaqueado. Os resultados confirmam que os recalques previstos com a consideração da interação solo-estrutura aproximam-se da realidade monitorada. As análises sobre a influência da rigidez da estrutura e evolução construtiva realizadas para estacas resultaram variações de cargas e recalques entre os modelos numéricos, com percentuais de redistribuição médias de 33% e 20%, respectivamente. Os recalques referentes ao radier mostraram redução de 34% no coeficiente de variação CV (%) entre as análises com e sem ISE. Os monitoramentos comprovaram o quanto é importante a sequência construtiva no desempenho da estrutura de fundação. O trabalho em campo também mostra a estabilidade dos recalques diferenciais com o aumento do número de pavimentos. Os cálculos do módulo de elasticidade por retroanálise, coeficiente de reação vertical e mola gerados, servirão de parâmetros de referência para projetos de empreendimentos e estudos futuros na região.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43423
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Raimundo Paulo da Silva Júnior.pdf8,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons