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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43401

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Título: Desenvolvimento de blocos intertravados de concreto com incorporação de lodo têxtil em substituição da areia e resíduo de cerâmica vermelha em substituição do Cimento Portland.
Autor(es): SANTOS, Vanderlan Vieira dos
Palavras-chave: Resíduos como material de construção; Blocos de concreto; Lodo residual; Resíduos sólidos
Data do documento: 19-Dez-2019
Citação: SANTOS, Vanderlan Vieira dos. Desenvolvimento de blocos intertravados de concreto com incorporação de lodo têxtil em substituição da areia e resíduo de cerâmica vermelha em substituição do Cimento Portland. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Dentre as indústrias em Caruaru e região, duas se destacam no quesito geração de resíduos, o lodo da indústria têxtil e a dos resíduos de peças inservíveis da indústria de cerâmica vermelha, com destinações finais gerando custos adicionais ou deposição em local inapropriado. Portanto, foi observada a oportunidade de utilizar os resíduos em blocos intertravados para pavimentação, os Pavers, que vem cada vez sendo mais utilizado devido sua facilidade de aplicação, custo, durabilidade e versatilidade. O lodo têxtil foi incorporado em substituição da areia (0, 5, 10, 15 e 20%, em relação a massa do cimento) juntamente com o resíduo de cerâmica vermelha, em substituição ao cimento Portland (0, 5, 10, 15 e 20%, em relação a massa do cimento). Foram realizados os testes de resistência à compressão aos 7, 14 e 28 dias, bem como resistência à abrasão aos 28 dias, conforme preconizações da NBR 9781 (ABNT, 2013). Pavers padrão com resistência à compressão da ordem de 80 MPa foram obtidos já aos 7 dias de idade com CPV-ARI. Além do padrão, apenas o traço com 5% de substituição para produção de Pavers utilizados em tráfego de pedestres e veículos leves; com isso, os demais traços confeccionados servem apenas para usos menos nobres estruturalmente. Já no teste de abrasão, todos os traços estudados foram aprovados. A cor foi mantida inalterada para todos os Pavers.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43401
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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