Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43385

Compartilhe esta página

Título: Entre os sentidos do dito, do vivido e do silenciado: as percepções/ações dos/as estudantes em exercício docente do Curso de Pedagogia da UFPE/CAA sobre LGBTfobias na escola.
Autor(es): CARVALHO, Rubem Viana de
Palavras-chave: Professores - Formação; Currículos; Gênero e sexualidade; Homofobia nas escolas
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: CARVALHO, Rubem Viana de. Entre os sentidos do dito, do vivido e do silenciado: as percepções/ações dos/as estudantes em exercício docente do Curso de Pedagogia da UFPE/CAA sobre LGBTfobias na escola. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: A presente pesquisa visa compreender as reflexões e ações sobre LGBTIfobias na escola a partir dos/as estudantes de pedagogia da UFPE/CAA que já atuam enquanto docentes, seja em estágios não obrigatórios ou enquanto professores/as titulares. Desta forma, esse trabalho articula as categorias de formação docente e currículo, as discussões de gênero e sexualidades, entendendo esses espaços da educação enquanto espaços políticos importantes que historicamente estiveram à disposição do saber hegemônico, mais que hoje, têm sido questionados pelos saberes Outros, como os dos sujeitos LGBTI+ que historicamente estiveram excluídos ou silenciados nesses espaços. Assim, temos como objetivo geral: Analisar como os/as estudantes de pedagogia da UFPE/CAA que estão exercendo a docência, percebem e tratam pedagogicamente as situações de LGBTIfobia em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa reflete sobre a importância de um currículo e de uma formação docente em pedagogia que tenha a força política e educativa crítica de enfrentar as LGBTIfobias existentes na escola, dentro das possibilidades que cabem aos/as professores/as. Enquanto metodologia, utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a análise documental e a entrevista semiestruturada. A pesquisa, segundo os objetivos, é do tipo exploratória e explicativa e, enquanto método, utilizamos o Método do Caso Alargado de Boaventura de Sousa Santos (1983). Para a análise dos dados, dispomos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). Os resultados apontam que a formação docente e o currículo do curso de pedagogia da UFPE/CAA, mesmo com alguns limites, têm contribuído significativamente para a formação docente de profissionais que têm o conhecimento crítico de abordar as discussões de gênero e sexualidades na escola e enfrentar também as LGBTIfobias que diariamente assolam estudantes LGBTI+.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43385
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO, Rubem Viana de.pdf801,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons