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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorCARVALHO, Rubem Viana de-
dc.date.accessioned2022-03-15T19:39:33Z-
dc.date.available2022-03-15T19:39:33Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.date.submitted2022-03-15-
dc.identifier.citationCARVALHO, Rubem Viana de. Entre os sentidos do dito, do vivido e do silenciado: as percepções/ações dos/as estudantes em exercício docente do Curso de Pedagogia da UFPE/CAA sobre LGBTfobias na escola. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43385-
dc.description.abstractA presente pesquisa visa compreender as reflexões e ações sobre LGBTIfobias na escola a partir dos/as estudantes de pedagogia da UFPE/CAA que já atuam enquanto docentes, seja em estágios não obrigatórios ou enquanto professores/as titulares. Desta forma, esse trabalho articula as categorias de formação docente e currículo, as discussões de gênero e sexualidades, entendendo esses espaços da educação enquanto espaços políticos importantes que historicamente estiveram à disposição do saber hegemônico, mais que hoje, têm sido questionados pelos saberes Outros, como os dos sujeitos LGBTI+ que historicamente estiveram excluídos ou silenciados nesses espaços. Assim, temos como objetivo geral: Analisar como os/as estudantes de pedagogia da UFPE/CAA que estão exercendo a docência, percebem e tratam pedagogicamente as situações de LGBTIfobia em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa reflete sobre a importância de um currículo e de uma formação docente em pedagogia que tenha a força política e educativa crítica de enfrentar as LGBTIfobias existentes na escola, dentro das possibilidades que cabem aos/as professores/as. Enquanto metodologia, utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a análise documental e a entrevista semiestruturada. A pesquisa, segundo os objetivos, é do tipo exploratória e explicativa e, enquanto método, utilizamos o Método do Caso Alargado de Boaventura de Sousa Santos (1983). Para a análise dos dados, dispomos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). Os resultados apontam que a formação docente e o currículo do curso de pedagogia da UFPE/CAA, mesmo com alguns limites, têm contribuído significativamente para a formação docente de profissionais que têm o conhecimento crítico de abordar as discussões de gênero e sexualidades na escola e enfrentar também as LGBTIfobias que diariamente assolam estudantes LGBTI+.pt_BR
dc.format.extent115p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectHomofobia nas escolaspt_BR
dc.titleEntre os sentidos do dito, do vivido e do silenciado: as percepções/ações dos/as estudantes em exercício docente do Curso de Pedagogia da UFPE/CAA sobre LGBTfobias na escola.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3320876058696494pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.description.abstractxEsta investigación tiene como objetivo comprender las reflexiones y acciones de los estudiantes de pedagogía de la UFPE/CAA, que ya se desempeñan como docentes, ya sea en prácticas no obligatorias o como docentes a tiempo completo, sobre las LGBTIfobias en la escuela. De esta manera, este trabajo articula las categorías de formación docente y curricular, a las discusiones de género y sexualidades, entendiendo estos espacios de educación como importantes espacios políticos que históricamente estuvieron a disposición del saber hegemónico, más que hoy, han sido cuestionados por los saberes Otros, como los de sujetos LGBTI+ que históricamente fueron excluidos y silenciados en estos espacios. Así, tenemos como objetivo general: Analizar cómo los estudiantes de pedagogía de la UFPE /CAA que están enseñando, perciben y manejan pedagógicamente situaciones de LGBTIfobias en el aula. En este sentido, la investigación reflexiona sobre la importancia de un currículo y formación docente en pedagogía que tenga la fuerza política y educativa crítica para enfrentar las LGBTIfobias que existen en la escuela, dentro de las posibilidades que encajan los docentes. Como metodología se utilizó el enfoque de investigación cualitativa, los instrumentos de recolección de datos utilizados fueron el análisis documental y las entrevistas semiestructuradas. La investigación, según los objetivos, es exploratoria y explicativa, y como método, utilizamos el Método de Caso Extendido de Boaventura de Sousa Santos (1983). Para el análisis de datos, tenemos el Análisis de contenido desde la perspectiva de Bardin (2016). Los resultados muestran que la formación docente y el currículo del curso de pedagogía UFPE/CAA, incluso con algunos límites, han contribuido significativamente a la formación docente de profesionales que tienen el conocimiento crítico para abordar discusiones de género y sexualidad en la escuela y enfrentar también las LGBTIfobias que plagan diariamente a los estudiantes LGBTI+.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5044-6201pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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