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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43351

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Título: Ensino de Física e surdez: uma análise das contribuições dos Mestrados Nacionais Profissionais em Ensino de Física (MNPEF) na produção de sequências didáticas para o ensino inclusivo.
Autor(es): PATRIOTA, Ewerson Vinicius de Lima
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino; Sequência didática; Surdos - Educação; Pesquisa bibliográfica
Data do documento: 6-Mai-2021
Citação: PATRIOTA, Ewerson Vinicius de Lima. Ensino de Física e surdez: uma análise das contribuições dos Mestrados Nacionais Profissionais em Ensino de Física (MNPEF) na produção de sequências didáticas para o ensino inclusivo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho busca analisar as contribuições do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) na produção de sequências didáticas para o ensino de física à pessoa surda, buscando verificar quais estratégias, metodologias, dificuldades e possibilidades podem estar inerentes a este processo. Nesta perspectiva, o MNPEF, por ter como característica principal a construção e aplicação de um produto educacional, tem em seu repositório de dissertações um ambiente propício para a busca de trabalhos que contenham essas contribuições. Baseandonos no fato de que a educação é um direito de todos, a pesquisa tem como propósito explicitar contribuições em forma de metodologias de ensino que possam ser consultadas para ajudar professores da educação básica na construção de um ensino mais inclusivo, seja com as contribuições trazidas no trabalho ou inovações nesta mesma perspectiva que podem surgir a partir dele. A metodologia foi construída a partir do mapeamento dos materiais analisados, coletados no repositório de dissertações do MNPEF, e seu processo de escolha, contendo as palavras chaves surdez e sequência didática, ou relacionadas a elas. A análise e discussão dos dados foi baseada nas contribuições que eles trazem para o ensino de física à pessoa surda, sob a ótica da fundamentação discutida, sendo explicitadas as ações a partir de atividades sequenciais e intencionais, a proposta bilíngue, produção de materiais didáticos e atividades diversificadas. Ao todo, foram encontrados sete trabalhos, mas apenas dois atendiam à todas as palavras chaves que nortearam a pesquisa, onde o primeiro traz uma sequência didática para o ensino de cinemática e o segundo sobre as leis de Newton com abordagem a partir de vídeos bilíngues.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43351
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