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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43351

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donatto-
dc.contributor.authorPATRIOTA, Ewerson Vinicius de Lima-
dc.date.accessioned2022-03-14T17:56:24Z-
dc.date.available2022-03-14T17:56:24Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.date.submitted2022-03-14-
dc.identifier.citationPATRIOTA, Ewerson Vinicius de Lima. Ensino de Física e surdez: uma análise das contribuições dos Mestrados Nacionais Profissionais em Ensino de Física (MNPEF) na produção de sequências didáticas para o ensino inclusivo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43351-
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar as contribuições do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) na produção de sequências didáticas para o ensino de física à pessoa surda, buscando verificar quais estratégias, metodologias, dificuldades e possibilidades podem estar inerentes a este processo. Nesta perspectiva, o MNPEF, por ter como característica principal a construção e aplicação de um produto educacional, tem em seu repositório de dissertações um ambiente propício para a busca de trabalhos que contenham essas contribuições. Baseandonos no fato de que a educação é um direito de todos, a pesquisa tem como propósito explicitar contribuições em forma de metodologias de ensino que possam ser consultadas para ajudar professores da educação básica na construção de um ensino mais inclusivo, seja com as contribuições trazidas no trabalho ou inovações nesta mesma perspectiva que podem surgir a partir dele. A metodologia foi construída a partir do mapeamento dos materiais analisados, coletados no repositório de dissertações do MNPEF, e seu processo de escolha, contendo as palavras chaves surdez e sequência didática, ou relacionadas a elas. A análise e discussão dos dados foi baseada nas contribuições que eles trazem para o ensino de física à pessoa surda, sob a ótica da fundamentação discutida, sendo explicitadas as ações a partir de atividades sequenciais e intencionais, a proposta bilíngue, produção de materiais didáticos e atividades diversificadas. Ao todo, foram encontrados sete trabalhos, mas apenas dois atendiam à todas as palavras chaves que nortearam a pesquisa, onde o primeiro traz uma sequência didática para o ensino de cinemática e o segundo sobre as leis de Newton com abordagem a partir de vídeos bilíngues.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleEnsino de Física e surdez: uma análise das contribuições dos Mestrados Nacionais Profissionais em Ensino de Física (MNPEF) na produção de sequências didáticas para o ensino inclusivo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6958009282826612pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxThis work seeks to analyze the contributions of the National Professional Master in Physics Teaching (MNPEF) in the production of didactic sequences for teaching physics to the deaf person, seeking to verify which strategies, methodologies, difficulties and possibilities may be inherent to this process. In this perspective, the MNPEF, having as main characteristic the construction and application of an educational product, has in its dissertation repository an environment conducive to the search for works that contain these contributions. Based on the fact that education is a right for all, the research aims to make explicit contributions in the form of teaching methodologies that can be consulted to help teachers of basic education in the construction of a more inclusive teaching, either with contributions brought in at work or innovations in this same perspective that may arise from it. The methodology was built from the mapping of the analyzed materials, collected in the MNPEF dissertation repository, and its choice process, containing the keywords deafness and didactic sequence, or related to them. The analysis and discussion of the data was based on the contributions they bring to the teaching of physics to the deaf person, from the perspective of the reasoning discussed, with actions based on sequential and intentional activities, the bilingual proposal, the production of teaching materials and diversified activities. Altogether, seven papers were found, but only two met all the key words that guided the research, where the first brings a didactic sequence for teaching cinematics and the second on Newton's laws with an approach based on bilingual videos.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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