Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43341

Compartilhe esta página

Título: Formação de professores reflexivos: como a utilização de mapas conceituais pode potencializar esse processo.
Autor(es): AIRES, Thathawanna Tenório
Palavras-chave: Mapeamento conceitual; Professores - Formação; Método de projeto no ensino; Aprendizagem
Data do documento: 2-Mar-2015
Citação: AIRES, Thathawanna Tenório. Formação de professores reflexivos: como a utilização de mapas conceituais pode potencializar esse processo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Abstract: O Mapeamento Conceitual (MC) propicia o engajamento em uma prática reflexiva ao mesmo tempo em que reflete os diversos arranjos interacionais, entre a prática e a teoria, produzidos pelo docente em formação inicial. A presente pesquisa discute a importância e relevância do mapeamento conceitual, no processo de formação do professor reflexivo, utilizado em uma proposta de formação de professores para a prática da educação baseada em projetos. Utilizaram-se as metodologias das Estruturas Hierárquicas Inapropriadas ou Limitadas (LIPHs) e a Análise de Vizinhança (AViz) para analisar os mapas. As LIPHs, proposta por Novak, referem-se a erros conceituais que ocorrem na construção dos arranjos interacionais no MC. A AViz é uma maneira simples para identificar proposições com erros ou falta de clareza semântica, permitindo que se avalie o nível de entendimento conceitual dos mapeadores. Os resultados revelaram que proposições relacionando Conceitos Obrigatórios (CO) podem ser indicadores do nível de compreensão sobre o tema e das experiências vivenciadas pelos estudantes das licenciaturas e seu posicionamento sobre elas. Os resultados da análise dos mapas também evidenciam uma aprendizagem significativa referente a produções de bons mapas conceituais e um avanço em direção ao nível de reflexão pedagógica e indícios da reflexão crítica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43341
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AIRES, Thathawanna Tenório.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons