Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43339
Comparte esta pagina
Título : | Teatro científico e leitura dramática: uma aproximação como proposta de sequência didática. |
Autor : | GUIMARÃES, Amanda Rodrigues |
Palabras clave : | Física – Estudo e ensino; Física - História; Astronomia; Interdisciplinaridade; Teatro na educação |
Fecha de publicación : | 7-dic-2020 |
Citación : | GUIMARÃES, Amanda Rodrigues. Teatro científico e leitura dramática: uma aproximação como proposta de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Resumen : | Este trabalho propõe trabalhar aspectos históricos da Física com alunos de ensino médio utilizando a leitura dramática como forma de aproximação do teatro científico. Tem como objetivo, complementar a compreensão sobre a contribuição do físico Kepler dada à ciência e sua vida pessoal. Por meio do artigo de Medeiros (2002) torna-se possível fazer o levantamento de questionamentos e observações relevantes para o desenvolvimento de uma visão crítica a respeito da ciência. Neste presente trabalho foi desenvolvido uma sequência didática, com o intuito de que outros professores possam utilizá-la em suas práticas pedagógicas a fim de complementação e não como troca de material didático. A pesquisa se inicia trazendo reflexões sobre a inserção da história da física na sala de aula e descreve um impasse vivido pelo professor. Em seguida é abordado a respeito do termo “Divulgação científica” com caráter introdutório para mais adiante ser discutido sobre o Teatro Científico no ensino de física. O capítulo três descreve o texto de Medeiros (2002) e traz alguns trechos dos diálogos elaborados por ele. A Sequência Didática elaborada aqui está exposta no quadro 2, presente nos resultados, e se trata de uma sugestão metodológica. Portanto, o professor deve utilizá-la fazendo adaptações conforme a sua realidade. Este trabalho visa instigar o desenvolvimento de atividades que permitam momentos de reflexões, e, paralelamente, minimizar a falta de recurso didático enfrentado pelo professor. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43339 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GUIMARÃES, Amanda Rodrigues.pdf | 574,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons