Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43339

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorGUIMARÃES, Amanda Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-03-14T11:06:40Z-
dc.date.available2022-03-14T11:06:40Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.date.submitted2022-03-11-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Amanda Rodrigues. Teatro científico e leitura dramática: uma aproximação como proposta de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43339-
dc.description.abstractEste trabalho propõe trabalhar aspectos históricos da Física com alunos de ensino médio utilizando a leitura dramática como forma de aproximação do teatro científico. Tem como objetivo, complementar a compreensão sobre a contribuição do físico Kepler dada à ciência e sua vida pessoal. Por meio do artigo de Medeiros (2002) torna-se possível fazer o levantamento de questionamentos e observações relevantes para o desenvolvimento de uma visão crítica a respeito da ciência. Neste presente trabalho foi desenvolvido uma sequência didática, com o intuito de que outros professores possam utilizá-la em suas práticas pedagógicas a fim de complementação e não como troca de material didático. A pesquisa se inicia trazendo reflexões sobre a inserção da história da física na sala de aula e descreve um impasse vivido pelo professor. Em seguida é abordado a respeito do termo “Divulgação científica” com caráter introdutório para mais adiante ser discutido sobre o Teatro Científico no ensino de física. O capítulo três descreve o texto de Medeiros (2002) e traz alguns trechos dos diálogos elaborados por ele. A Sequência Didática elaborada aqui está exposta no quadro 2, presente nos resultados, e se trata de uma sugestão metodológica. Portanto, o professor deve utilizá-la fazendo adaptações conforme a sua realidade. Este trabalho visa instigar o desenvolvimento de atividades que permitam momentos de reflexões, e, paralelamente, minimizar a falta de recurso didático enfrentado pelo professor.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Históriapt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.titleTeatro científico e leitura dramática: uma aproximação como proposta de sequência didática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7912849040807324pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThis paper proposes to work on historical aspects of physics with high school students using dramatic reading as a way of approaching scientific theater. It aims to complement the understanding of the contribution of the physicist Kepler given to science and his personal life. Through medeiros's article (2002), it is possible to survey questions and observations relevant to the development of a critical view of science. In this work, a didactic sequence was developed, with the aim that other teachers can use it in their pedagogical practices in order to complement and not as an exchange of didactic material. The research begins by bringing reflections on the insertion of the history of physics in the classroom and describes a impasse experienced by the teacher. Next, it is addressed about the term "Scientific dissemination" with an introductory character to be discussed later on the Scientific Theater in the teaching of physics. Chapter three describes medeiros's text (2002) and brings some excerpts from the dialogues elaborated by him. The Didactic Sequence elaborated here is presented in Table 2, present in the results, and it is a methodological suggestion. Therefore, the teacher should use it making adaptations according to their reality. This work aims to instigate the development of activities that allow moments of reflections, and, at the same time, minimize the lack of didactic resources faced by the teacher.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GUIMARÃES, Amanda Rodrigues.pdf574,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons