Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43339
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | GUIMARÃES, Amanda Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T11:06:40Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T11:06:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Amanda Rodrigues. Teatro científico e leitura dramática: uma aproximação como proposta de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43339 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe trabalhar aspectos históricos da Física com alunos de ensino médio utilizando a leitura dramática como forma de aproximação do teatro científico. Tem como objetivo, complementar a compreensão sobre a contribuição do físico Kepler dada à ciência e sua vida pessoal. Por meio do artigo de Medeiros (2002) torna-se possível fazer o levantamento de questionamentos e observações relevantes para o desenvolvimento de uma visão crítica a respeito da ciência. Neste presente trabalho foi desenvolvido uma sequência didática, com o intuito de que outros professores possam utilizá-la em suas práticas pedagógicas a fim de complementação e não como troca de material didático. A pesquisa se inicia trazendo reflexões sobre a inserção da história da física na sala de aula e descreve um impasse vivido pelo professor. Em seguida é abordado a respeito do termo “Divulgação científica” com caráter introdutório para mais adiante ser discutido sobre o Teatro Científico no ensino de física. O capítulo três descreve o texto de Medeiros (2002) e traz alguns trechos dos diálogos elaborados por ele. A Sequência Didática elaborada aqui está exposta no quadro 2, presente nos resultados, e se trata de uma sugestão metodológica. Portanto, o professor deve utilizá-la fazendo adaptações conforme a sua realidade. Este trabalho visa instigar o desenvolvimento de atividades que permitam momentos de reflexões, e, paralelamente, minimizar a falta de recurso didático enfrentado pelo professor. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - História | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Teatro na educação | pt_BR |
dc.title | Teatro científico e leitura dramática: uma aproximação como proposta de sequência didática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7912849040807324 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper proposes to work on historical aspects of physics with high school students using dramatic reading as a way of approaching scientific theater. It aims to complement the understanding of the contribution of the physicist Kepler given to science and his personal life. Through medeiros's article (2002), it is possible to survey questions and observations relevant to the development of a critical view of science. In this work, a didactic sequence was developed, with the aim that other teachers can use it in their pedagogical practices in order to complement and not as an exchange of didactic material. The research begins by bringing reflections on the insertion of the history of physics in the classroom and describes a impasse experienced by the teacher. Next, it is addressed about the term "Scientific dissemination" with an introductory character to be discussed later on the Scientific Theater in the teaching of physics. Chapter three describes medeiros's text (2002) and brings some excerpts from the dialogues elaborated by him. The Didactic Sequence elaborated here is presented in Table 2, present in the results, and it is a methodological suggestion. Therefore, the teacher should use it making adaptations according to their reality. This work aims to instigate the development of activities that allow moments of reflections, and, at the same time, minimize the lack of didactic resources faced by the teacher. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GUIMARÃES, Amanda Rodrigues.pdf | 574,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons