Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43336
Compartilhe esta página
Título: | O conhecimento científico através dos animes. |
Autor(es): | SANTOS JÚNIOR, Vasco Silva dos |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino; Ciência - Conhecimentos; Histórias em quadrinhos |
Data do documento: | 19-Fev-2019 |
Citação: | SANTOS JÚNIOR, Vasco Silva dos. O conhecimento científico através dos animes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Neste trabalho apresentamos uma proposta didática para o ensino de Física que tem como base a utilização de animês (desenhos animados japoneses) como ferramenta pedagógica, auxiliando na construção do conhecimento científico. Escolhemos os animês “Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya)” e “Dragon Ball Z” para serem extraídos os conceitos físicos e trabalhar a temática em sala de aula. Essa pesquisa foi desenvolvida na Escola de Referência em Ensino Médio – Monsenhor Abílio Américo Galvão (EREM-EMAAG) que fica localizado na cidade de Palmares-PE. Exibimos as cenas cortadas dos episódios para que os alunos pudessem identificar os conceitos abordados e discutimos acerca do que era visto, passando em seguida um vídeo do dia-a-dia do tema discutido. A análise dessa atividade foi feita através dos questionamentos em sala de aula e pelo questionário após a apresentação. Afinal, a partir deste trabalho, identificou-se que o animê pode ser utilizado como ferramenta pedagógica no ensino de Física. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43336 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS JÚNIOR, Vasco Silva dos.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons