Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43336
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | SANTOS JÚNIOR, Vasco Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T11:05:00Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T11:05:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS JÚNIOR, Vasco Silva dos. O conhecimento científico através dos animes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43336 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos uma proposta didática para o ensino de Física que tem como base a utilização de animês (desenhos animados japoneses) como ferramenta pedagógica, auxiliando na construção do conhecimento científico. Escolhemos os animês “Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya)” e “Dragon Ball Z” para serem extraídos os conceitos físicos e trabalhar a temática em sala de aula. Essa pesquisa foi desenvolvida na Escola de Referência em Ensino Médio – Monsenhor Abílio Américo Galvão (EREM-EMAAG) que fica localizado na cidade de Palmares-PE. Exibimos as cenas cortadas dos episódios para que os alunos pudessem identificar os conceitos abordados e discutimos acerca do que era visto, passando em seguida um vídeo do dia-a-dia do tema discutido. A análise dessa atividade foi feita através dos questionamentos em sala de aula e pelo questionário após a apresentação. Afinal, a partir deste trabalho, identificou-se que o animê pode ser utilizado como ferramenta pedagógica no ensino de Física. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Conhecimentos | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.title | O conhecimento científico através dos animes. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0470470187767013 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this work we presente a didactic proposal for the teaching of Physics that is based on the use of animes (Japanese Cartoons) as pedagogical tool, helping in the construction of scientific knowledge. We chose the animes “Knights of the Zodiac (Saint Seiya) “and “Dragon Ball Z” to extract the physical concepts and work the thematic in the classroom. This research was developed in the High Scholl Reference – Monsenhor Abílio Américo Galvão (EREM-EMAAG), located in the city of Palmares-PE. We showed the cut scenes of the episodes so that the students could identify the concepts covered and we discussed about what was seen, passing then a video of the day-to-day of the subject discussed. The analysis of this activity was done through the classroom questionings and the questionnaire after the presentation. After all, from this work, it was identified that the anime can be used as a pedagogical tool in the teaching of Physics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS JÚNIOR, Vasco Silva dos.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons