Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43336

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorSANTOS JÚNIOR, Vasco Silva dos-
dc.date.accessioned2022-03-14T11:05:00Z-
dc.date.available2022-03-14T11:05:00Z-
dc.date.issued2019-02-19-
dc.date.submitted2022-03-11-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Vasco Silva dos. O conhecimento científico através dos animes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43336-
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos uma proposta didática para o ensino de Física que tem como base a utilização de animês (desenhos animados japoneses) como ferramenta pedagógica, auxiliando na construção do conhecimento científico. Escolhemos os animês “Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya)” e “Dragon Ball Z” para serem extraídos os conceitos físicos e trabalhar a temática em sala de aula. Essa pesquisa foi desenvolvida na Escola de Referência em Ensino Médio – Monsenhor Abílio Américo Galvão (EREM-EMAAG) que fica localizado na cidade de Palmares-PE. Exibimos as cenas cortadas dos episódios para que os alunos pudessem identificar os conceitos abordados e discutimos acerca do que era visto, passando em seguida um vídeo do dia-a-dia do tema discutido. A análise dessa atividade foi feita através dos questionamentos em sala de aula e pelo questionário após a apresentação. Afinal, a partir deste trabalho, identificou-se que o animê pode ser utilizado como ferramenta pedagógica no ensino de Física.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Conhecimentospt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.titleO conhecimento científico através dos animes.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0470470187767013pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxIn this work we presente a didactic proposal for the teaching of Physics that is based on the use of animes (Japanese Cartoons) as pedagogical tool, helping in the construction of scientific knowledge. We chose the animes “Knights of the Zodiac (Saint Seiya) “and “Dragon Ball Z” to extract the physical concepts and work the thematic in the classroom. This research was developed in the High Scholl Reference – Monsenhor Abílio Américo Galvão (EREM-EMAAG), located in the city of Palmares-PE. We showed the cut scenes of the episodes so that the students could identify the concepts covered and we discussed about what was seen, passing then a video of the day-to-day of the subject discussed. The analysis of this activity was done through the classroom questionings and the questionnaire after the presentation. After all, from this work, it was identified that the anime can be used as a pedagogical tool in the teaching of Physics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS JÚNIOR, Vasco Silva dos.pdf2,68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons