Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43335
Comparte esta pagina
Título : | Exemplar de laboratório aberto: explorando um lançador Hot Whells. |
Autor : | LIRA, Caio Fernandes |
Palabras clave : | Física – Estudo e ensino; Laboratórios de Física; Física - Problemas, questões, exercícios; Aprendizagem baseada em inquirição |
Fecha de publicación : | 25-jun-2019 |
Citación : | LIRA, Caio Fernandes. Exemplar de laboratório aberto: explorando um lançador Hot Whells. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | O presente trabalho é um relato autobiográfico resultado de uma investigação acerca da metodologia de ensino de laboratório aberto. Esse método educacional prioriza o ensino e a aprendizagem por meio da investigação experimental de problemas abertos, isto é, a resolução de problemas de laboratório com pouca ou nenhuma delimitação ou parametrização. A proposta desta monografia consiste em apresentar um exemplar de laboratório aberto, explorando por meio dessa metodologia um sistema de um lançador Hot Wheels. Na análise, tive como ponto de partida apenas um conhecimento superficial sobre o brinquedo. Esse estudo objetivou percorrer, com um olhar crítico e analítico, o caminho da solução de um problema de laboratório aberto, identificando os processos que são enfrentados ao decorrer dessa jornada. Diante disso, formulei o seguinte problema aberto: Como funciona o dispositivo no brinquedo que faz com que o carrinho seja lançado? Para construção do exemplar da metodologia, utilizou-se como método a resolução do referido problema por meio de seis procedimentos, sendo eles: proposta do problema, levantamento de hipóteses, elaboração do plano de trabalho, montagem do arranjo experimental e coleta de dados, análise de dados e, por fim, a conclusão. Os resultados do experimento mostraram-se inclusivos, já que, com um primeiro experimento, foi possível determinar de maneira eficaz e coesa a constante elástica da estrutura; em contrapartida ao realizar um segundo experimento – em uma configuração diferente – os resultados divergiram entre si. Em relação ao objetivo central do trabalho (a análise da metodologia) foi possível determinar que o laboratório aberto, de fato, promove uma maior aproximação e participação do aluno com o objeto de estudo, pois ele desenvolve habilidades pessoais e cognitivas e apresenta o método científico de pesquisa aos alunos. De maneira geral, o trabalho buscou destacar a importância de se incluir o ensino por investigação no planejamento de física, já que nele há um maior envolvimento dos alunos com as atividades e uma maior aproximação do conhecimento científico de forma ativa. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43335 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIRA, Caio Fernandes.pdf | 740,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons