Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43335

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorLIRA, Caio Fernandes-
dc.date.accessioned2022-03-14T11:03:15Z-
dc.date.available2022-03-14T11:03:15Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.date.submitted2022-03-11-
dc.identifier.citationLIRA, Caio Fernandes. Exemplar de laboratório aberto: explorando um lançador Hot Whells. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43335-
dc.description.abstractO presente trabalho é um relato autobiográfico resultado de uma investigação acerca da metodologia de ensino de laboratório aberto. Esse método educacional prioriza o ensino e a aprendizagem por meio da investigação experimental de problemas abertos, isto é, a resolução de problemas de laboratório com pouca ou nenhuma delimitação ou parametrização. A proposta desta monografia consiste em apresentar um exemplar de laboratório aberto, explorando por meio dessa metodologia um sistema de um lançador Hot Wheels. Na análise, tive como ponto de partida apenas um conhecimento superficial sobre o brinquedo. Esse estudo objetivou percorrer, com um olhar crítico e analítico, o caminho da solução de um problema de laboratório aberto, identificando os processos que são enfrentados ao decorrer dessa jornada. Diante disso, formulei o seguinte problema aberto: Como funciona o dispositivo no brinquedo que faz com que o carrinho seja lançado? Para construção do exemplar da metodologia, utilizou-se como método a resolução do referido problema por meio de seis procedimentos, sendo eles: proposta do problema, levantamento de hipóteses, elaboração do plano de trabalho, montagem do arranjo experimental e coleta de dados, análise de dados e, por fim, a conclusão. Os resultados do experimento mostraram-se inclusivos, já que, com um primeiro experimento, foi possível determinar de maneira eficaz e coesa a constante elástica da estrutura; em contrapartida ao realizar um segundo experimento – em uma configuração diferente – os resultados divergiram entre si. Em relação ao objetivo central do trabalho (a análise da metodologia) foi possível determinar que o laboratório aberto, de fato, promove uma maior aproximação e participação do aluno com o objeto de estudo, pois ele desenvolve habilidades pessoais e cognitivas e apresenta o método científico de pesquisa aos alunos. De maneira geral, o trabalho buscou destacar a importância de se incluir o ensino por investigação no planejamento de física, já que nele há um maior envolvimento dos alunos com as atividades e uma maior aproximação do conhecimento científico de forma ativa.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLaboratórios de Físicapt_BR
dc.subjectFísica - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em inquiriçãopt_BR
dc.titleExemplar de laboratório aberto: explorando um lançador Hot Whells.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.description.abstractxThis work is an autobiographical report about the result obtained on a studying of the open laboratory teaching methodology. The methodology supports the teaching/learning process through experimental investigation of open problems, which have in most cases few or none delimitation or parameterization. This work proposes to show a sample of the open laboratory by using this methodology in a Hot Wheels launcher. Indeed, the start point of our analysis was just a vague knowledge about how the toy works. Our main goal was to walk through, in a critical and analytical way, the whole process of finding a solution for the chosen open problem. For achieving this goal, we seek an answer for the specific question, "How does the Hot Wheels launcher works?". To answer the question we follow six main steps: problem proposal, hypothesis assessment, work plan elaboration, experimental set-up and data collection, data analysis, and conclusion. The results for the first experiment shown to be satisfactory, since it was possible to determine in an effective and cohesive way the elastic constant of the structure. On the other hand, it was built a second experiment with a different set-up and the results differ from each other. Yet, it is possible to say that the open laboratory methodology promotes greater approximation and participation of the student with the object of study. It also helps to develop interpersonal and cognitive skills while presents the scientific method of research to students. In general, this work highlights the importance of including the teaching by investigation method on physics class schedule because it makes students more engaged on the matter and brings them closer to the scientific method.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIRA, Caio Fernandes.pdf740,36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons