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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43310

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Título: Uso da sequência didática nas aulas de educação ambiental: percepção dos docentes do ensino fundamental.
Autor(es): SILVA, Anderson Florencio da
Palavras-chave: Educação ambiental; Formação humana; Sequência didática; Cidadania - Formação
Data do documento: 31-Ago-2021
Citação: SILVA, Anderson Florencio da. Uso da sequência didática nas aulas de educação ambiental: percepção dos docentes do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Os problemas socioambientais, como resultado de práticas sociais desorganizadas têm sido cada vez mais constantes na sociedade como um todo. Assim, ao se deparar com situações que refletem no seu modo de vida, o ser humano tem sido obrigado a repensar seus hábitos, costumes e, consequentemente seu modo de vida. Mudanças abruptas no ambiente tendem a ocasionar inúmeras doenças, tais como: Dengue, Malária, Febre Amarela, Chikungunya, Zika vírus, Influenza A subtipo H1N1, Leishmaniose, Toxoplasmose, Doença de Chagas, Esquistossomose e mais recente, COVID-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019), causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Assim, cabe a comunidade escolar, por exemplo, abordar essas questões na sala de aula, com o intuito de sensibilizar e mudar os hábitos dos estudantes, tornando-os, assim, seres ativos, reflexivos e críticos. Desta forma essa pesquisa teve como objetivo diagnosticar a percepção dos docentes do Ensino Fundamental sobre a importância da utilização de uma sequência didática com a temática de educação ambiental para formação cidadã, de alunos de uma escola municipal de Belém de Maria – PE. A pesquisa teve um caráter qualitativo. A coleta de dados foi a partir de um questionário aplicados a docentes das diversas áreas de ensino com o intuito entender a contribuição da sequência didática como um material didático a ser utilizado para abordagem de questões ambientais na formação de estudantes críticos e, consequentemente, multiplicadores de conhecimento. Neste sentido, os professores destacaram que este tipo de abordagem pode contribuir para uma Educação Ambiental voltada para a mudança social, tendo um olhar crítico ao meio ao qual os alunos estão inseridos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43310
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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