Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43310
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Anderson Florencio da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T18:25:40Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T18:25:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Anderson Florencio da. Uso da sequência didática nas aulas de educação ambiental: percepção dos docentes do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43310 | - |
dc.description.abstract | Os problemas socioambientais, como resultado de práticas sociais desorganizadas têm sido cada vez mais constantes na sociedade como um todo. Assim, ao se deparar com situações que refletem no seu modo de vida, o ser humano tem sido obrigado a repensar seus hábitos, costumes e, consequentemente seu modo de vida. Mudanças abruptas no ambiente tendem a ocasionar inúmeras doenças, tais como: Dengue, Malária, Febre Amarela, Chikungunya, Zika vírus, Influenza A subtipo H1N1, Leishmaniose, Toxoplasmose, Doença de Chagas, Esquistossomose e mais recente, COVID-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019), causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Assim, cabe a comunidade escolar, por exemplo, abordar essas questões na sala de aula, com o intuito de sensibilizar e mudar os hábitos dos estudantes, tornando-os, assim, seres ativos, reflexivos e críticos. Desta forma essa pesquisa teve como objetivo diagnosticar a percepção dos docentes do Ensino Fundamental sobre a importância da utilização de uma sequência didática com a temática de educação ambiental para formação cidadã, de alunos de uma escola municipal de Belém de Maria – PE. A pesquisa teve um caráter qualitativo. A coleta de dados foi a partir de um questionário aplicados a docentes das diversas áreas de ensino com o intuito entender a contribuição da sequência didática como um material didático a ser utilizado para abordagem de questões ambientais na formação de estudantes críticos e, consequentemente, multiplicadores de conhecimento. Neste sentido, os professores destacaram que este tipo de abordagem pode contribuir para uma Educação Ambiental voltada para a mudança social, tendo um olhar crítico ao meio ao qual os alunos estão inseridos. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Cidadania - Formação | pt_BR |
dc.title | Uso da sequência didática nas aulas de educação ambiental: percepção dos docentes do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1310185494742078 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Social and environmental problems as a result of disorganized social practices have been increasingly constant in society as a whole. Thus, when faced with situations that reflect on their way of life, human beings have been forced to rethink their habits, customs and, consequently, their quality of life. These abrupt changes in the environment tend to cause numerous diseases, such as: Dengue, Malaria, Yellow Fever, Chikungunya, Zika virus, Influenza A subtype H1N1, Leishmaniasis, Toxoplasmosis, Chagas Disease, Schistosomiasis and more recent, COVID-19 Coronavirus Disease 2019), caused by the SARS-CoV-2 coronavirus. Thus, it is up to the school community, for example, to address these issues in the classroom, with the aim of sensitizing and changing students' habits, thus making them active, reflective and critical beings.Thus, the research aimed to diagnose the prior conceptions of elementary school teachers about the importance of using a didactic sequence with the theme of environmental education for citizenship training, of students from a municipal school in Belém de Maria - PE. The research had a qualitative character, seeking to argue its results through analysis and perceptions. Thus, data collection was based on a questionnaire applied to teachers from different areas of education in order to validate DS as a teaching material to be used to address environmental issues in the training of critical students and, consequently, knowledge multipliers. In this sense, teachers highlighted that this type of approach can contribute to an Environmental Education focused on social change, having a critical look at the environment in which students are inserted. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Anderson Florencio da.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons