Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43297
Comparte esta pagina
Título : | PROBLEMATIZAÇÃO DE AQUECIMENTO GLOBAL EM ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO REMOTO |
Autor : | RAMOS, Aislaine Sabrina Berto |
Palabras clave : | Problematização; Aquecimento Global; Ensino virtual; Ensino de química. |
Fecha de publicación : | 11-feb-2022 |
Resumen : | O presente estudo consiste em analisar as implicações do uso de atividades problematizadoras voltadas para a significação de conceitos químicos associados aos efeitos do aquecimento global para o desenvolvimento de atitudes favoráveis à sustentabilidade ambiental. Estudantes do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Caruaru-PE, em meio de um ambiente virtual, fizeram parte da pesquisa. A pesquisa de perfil qualitativo possui como parte dos instrumentos para a construção dos dados, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os estratos das entrevistas e observação foram analisados, adotando como referencial Bardin, Manzini e Chizzotti. Esses autores foram adotados por potencializarem o caminho até os objetivos desta pesquisa, possibilitando a participação de todos os envolvidos de forma humanizada e sempre aberta a diálogos, que surgiram durante a aplicação da pesquisa. Os resultados obtidos foram categorizados como: Compreensão sobre Aquecimento global, Compreensão sobre Efeito Estufa e Consequências do aumento do CO2 na atmosfera. Onde compreensões iniciais acerca da temática foram sendo desconstruídas e (re)orientadas para que uma possível compreensão e articulação de conceitos químicos auxiliassem no aprofundamento e entendimento das principais consequências envolvendo o Aquecimento Global e a urgência da tomada de atitudes mais conscientes e sustentáveis para a continuação da vida na Terra. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43297 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-2-Aislaine-222_merged.pdf | 895,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons