Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43297
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Regina Célia Barbosa de | - |
dc.contributor.author | RAMOS, Aislaine Sabrina Berto | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T15:07:34Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T15:07:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43297 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo consiste em analisar as implicações do uso de atividades problematizadoras voltadas para a significação de conceitos químicos associados aos efeitos do aquecimento global para o desenvolvimento de atitudes favoráveis à sustentabilidade ambiental. Estudantes do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Caruaru-PE, em meio de um ambiente virtual, fizeram parte da pesquisa. A pesquisa de perfil qualitativo possui como parte dos instrumentos para a construção dos dados, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os estratos das entrevistas e observação foram analisados, adotando como referencial Bardin, Manzini e Chizzotti. Esses autores foram adotados por potencializarem o caminho até os objetivos desta pesquisa, possibilitando a participação de todos os envolvidos de forma humanizada e sempre aberta a diálogos, que surgiram durante a aplicação da pesquisa. Os resultados obtidos foram categorizados como: Compreensão sobre Aquecimento global, Compreensão sobre Efeito Estufa e Consequências do aumento do CO2 na atmosfera. Onde compreensões iniciais acerca da temática foram sendo desconstruídas e (re)orientadas para que uma possível compreensão e articulação de conceitos químicos auxiliassem no aprofundamento e entendimento das principais consequências envolvendo o Aquecimento Global e a urgência da tomada de atitudes mais conscientes e sustentáveis para a continuação da vida na Terra. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Problematização; Aquecimento Global; Ensino virtual; Ensino de química. | pt_BR |
dc.title | PROBLEMATIZAÇÃO DE AQUECIMENTO GLOBAL EM ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO REMOTO | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5008755169836379 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-2-Aislaine-222_merged.pdf | 895,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons