Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43297

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Regina Célia Barbosa de-
dc.contributor.authorRAMOS, Aislaine Sabrina Berto-
dc.date.accessioned2022-03-10T15:07:34Z-
dc.date.available2022-03-10T15:07:34Z-
dc.date.issued2022-02-11-
dc.date.submitted2022-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43297-
dc.description.abstractO presente estudo consiste em analisar as implicações do uso de atividades problematizadoras voltadas para a significação de conceitos químicos associados aos efeitos do aquecimento global para o desenvolvimento de atitudes favoráveis à sustentabilidade ambiental. Estudantes do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Caruaru-PE, em meio de um ambiente virtual, fizeram parte da pesquisa. A pesquisa de perfil qualitativo possui como parte dos instrumentos para a construção dos dados, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os estratos das entrevistas e observação foram analisados, adotando como referencial Bardin, Manzini e Chizzotti. Esses autores foram adotados por potencializarem o caminho até os objetivos desta pesquisa, possibilitando a participação de todos os envolvidos de forma humanizada e sempre aberta a diálogos, que surgiram durante a aplicação da pesquisa. Os resultados obtidos foram categorizados como: Compreensão sobre Aquecimento global, Compreensão sobre Efeito Estufa e Consequências do aumento do CO2 na atmosfera. Onde compreensões iniciais acerca da temática foram sendo desconstruídas e (re)orientadas para que uma possível compreensão e articulação de conceitos químicos auxiliassem no aprofundamento e entendimento das principais consequências envolvendo o Aquecimento Global e a urgência da tomada de atitudes mais conscientes e sustentáveis para a continuação da vida na Terra.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProblematização; Aquecimento Global; Ensino virtual; Ensino de química.pt_BR
dc.titlePROBLEMATIZAÇÃO DE AQUECIMENTO GLOBAL EM ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO REMOTOpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5008755169836379pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2-Aislaine-222_merged.pdf895,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons