Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43258

Compartilhe esta página

Título: Aprendizagem baseada em problemas: uma estratégia para trabalhar educação ambiental com estudantes do município de Bonito/PE.
Autor(es): OLIVEIRA, Djalma Alves de
Palavras-chave: Educação ambiental; Química - Estudo e ensino; Aprendizagem baseada em problemas
Data do documento: 21-Abr-2021
Citação: OLIVEIRA, Djalma Alves de. Aprendizagem baseada em problemas: uma estratégia para trabalhar educação ambiental com estudantes do município de Bonito/PE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A Educação Ambiental vem sendo discutida nas escolas e em cursos superiores desde a década de 1970, objetivando a mudança de hábitos e costumes que possam levar a conscientização das pessoas sobre os cuidados que devemos ter com o Meio Ambiente. Por outro lado, a proteção e uso sustentável dos recursos naturais é dever da sociedade, pois vivemos em coletivo e os problemas que venhamos a ter ao longo dos anos em detrimento de devastações ambientais está afetando a sociedade. Partindo do entendimento da Educação Ambiental em conjunto com a Aprendizagem Baseada em Problemas, buscamos verificar na percepção dos estudantes que problemas ambientais acometem a cidade de Bonito-PE e quais as possíveis soluções para os problemas ambientais observados na cidade. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa e participativa, em que aplicamos um questionário a respeito da Educação Ambiental e a partir dessas informações cada grupo escolheu um problema ambiental da cidade de Bonito-PE. Feito isso, os estudantes levantaram hipóteses e as discutiram em grupo, assim como socializaram os argumentos que seriam utilizados durante a apresentação da melhor solução para amenizar ou combater tal situação. Foi utilizado como forma de coleta de dados, o diário de bordo e gravações de áudio realizadas durante a aplicação da atividade com os discentes de uma escola estadual localizada no município de Bonito-PE. Ao analisarmos os dados coletados pudemos observar que 62% dos estudantes compreendem o que é Educação Ambiental, o que é um problema ambiental; suas causas/consequências e como os sanar/amenizar. Além disso, foram capazes de identificar os problemas ambientais da cidade, conseguindo defender seu ponto de vista para os demais colegas, através de argumentos construídos em grupo, como também propor soluções factíveis para os problemas discutidos. Além disso, passaram a perceber o seu papel enquanto cidadão, responsável pela manutenção e uso racional do meio ambiente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43258
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Djalma Alves de.pdf503,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons