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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43258

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Djalma Alves de-
dc.date.accessioned2022-03-08T18:48:40Z-
dc.date.available2022-03-08T18:48:40Z-
dc.date.issued2021-04-21-
dc.date.submitted2022-03-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Djalma Alves de. Aprendizagem baseada em problemas: uma estratégia para trabalhar educação ambiental com estudantes do município de Bonito/PE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43258-
dc.description.abstractA Educação Ambiental vem sendo discutida nas escolas e em cursos superiores desde a década de 1970, objetivando a mudança de hábitos e costumes que possam levar a conscientização das pessoas sobre os cuidados que devemos ter com o Meio Ambiente. Por outro lado, a proteção e uso sustentável dos recursos naturais é dever da sociedade, pois vivemos em coletivo e os problemas que venhamos a ter ao longo dos anos em detrimento de devastações ambientais está afetando a sociedade. Partindo do entendimento da Educação Ambiental em conjunto com a Aprendizagem Baseada em Problemas, buscamos verificar na percepção dos estudantes que problemas ambientais acometem a cidade de Bonito-PE e quais as possíveis soluções para os problemas ambientais observados na cidade. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa e participativa, em que aplicamos um questionário a respeito da Educação Ambiental e a partir dessas informações cada grupo escolheu um problema ambiental da cidade de Bonito-PE. Feito isso, os estudantes levantaram hipóteses e as discutiram em grupo, assim como socializaram os argumentos que seriam utilizados durante a apresentação da melhor solução para amenizar ou combater tal situação. Foi utilizado como forma de coleta de dados, o diário de bordo e gravações de áudio realizadas durante a aplicação da atividade com os discentes de uma escola estadual localizada no município de Bonito-PE. Ao analisarmos os dados coletados pudemos observar que 62% dos estudantes compreendem o que é Educação Ambiental, o que é um problema ambiental; suas causas/consequências e como os sanar/amenizar. Além disso, foram capazes de identificar os problemas ambientais da cidade, conseguindo defender seu ponto de vista para os demais colegas, através de argumentos construídos em grupo, como também propor soluções factíveis para os problemas discutidos. Além disso, passaram a perceber o seu papel enquanto cidadão, responsável pela manutenção e uso racional do meio ambiente.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas: uma estratégia para trabalhar educação ambiental com estudantes do município de Bonito/PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9588422147954675pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.description.abstractxEnvironmental Education has been discussed in schools and higher education since the 1970s, aiming to change habits and customs that can lead to people's awareness of the care that we must take with the Environment. On the other hand, the protection and sustainable use of natural resources is the duty of society, as we live collectively and the problems that we will have over the years to the detriment of environmental devastation are affecting society. Based on the understanding of environmental education together with the Problem-Based Learning, we seek to verify in the students' perception what environmental problems affect the city of Bonito-PE and what the possible solutions to environmental problems observed in the city. For that, we used a qualitative and participatory methodology, in which we applied a questionnaire about Environmental Education and from this information each group chose an environmental problem in the city of Bonito-PE. Then, the students raised hypotheses and discussed them in a group, as well as socialized the arguments that would be used during the presentation of the best solution to mitigate or combat such a situation. It was used as a form of data collection, the logbook and audio recordings made during the application of the activity with the students of a public school located in the city of Bonito-PE. When analyzing the data collected, we could see that 62% of students understand what Environmental Education is, which is an environmental problem; its causes /consequences and how to heal/soften. In addition, they were able to identify the city's environmental problems, managing to defend their point of view to other colleagues, through arguments built in groups, as well as proposing feasible solutions to the problems discussed. In addition, they began to realize their role as a citizen, responsible for the maintenance and rational use of the environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4352-6742pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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