Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43227
Compartilhe esta página
Título: | Proposta de uma sequência didática sobre química ambiental com base na abordagem CTSA. |
Autor(es): | MEDEIROS, Morgana Rebeca Gonçalves de Arruda |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Ciência; Tecnologia; Educação ambiental; Didática |
Data do documento: | 14-Jan-2019 |
Citação: | MEDEIROS, Morgana Rebeca Gonçalves de Arruda. Proposta de uma sequência didática sobre química ambiental com base na abordagem CTSA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Desde meu ensino médio, o que mais chamava minha atenção em sala de aula, era a maneira que meus docentes abordava os conteúdos, não só da disciplina Química, mas de outras áreas, com uma forma contextualizada, fazendo com que os estudantes pudessem compreender a importância do meio ambiente. Foi elaborado uma proposta de Sequência Didática com abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) com relação a Educação Ambiental, tendo como participantes iniciais 51 estudantes da turma de Química do Ensino Médio da rede Estadual, porem foi aplicado com 17 estudantes; se buscou analisar como os estudantes constroem uma consciência ambiental. Sendo uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados a partir de vídeo-gravações, foram utilizados termos de consentimentos e assentimentos para que os estudantes pudessem participar da pesquisa. Sua análise foi a partir de uma categorização do discurso dos estudantes, utilizando dois critérios para ser observado se o estudante adquiriu a aprendizagem. Após a análise de todo momento da sequência didática podemos observar que os estudantes tinham algumas dificuldades sobre o conteúdo abordado, porém apresentavam noções sobre o meio ambiente não sendo o bastante para que pudessem ter uma consciência, sobre a importância do meio ambiente. Predominava um olhar semelhante à maioria das pessoas, é incentivando a conscientização dos estudantes para a preservação do meio ambiente, com mudança de hábitos e costumes que se tem um cuidado com o meio ambiente. Sendo assim, foi percebido uma aprendizagem dos estudantes, na sala de aula, pois é com esse método de desenvolvimento e explicações desses conceitos, de forma interdisciplinar e transversal que esta questão se torna nítida da importância perante as várias questões cientificas, tecnológicas, ambientais e sociais. Logo, a sequência didática com os estudantes, permitiu a troca de conhecimentos entre eles, permitindo sugestões de ações que possibilitam a enriquecer atitudes do homem em frente aos problemas ambientais causados e vivenciados por eles. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43227 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEDEIROS, Morgana Rebeca Gonçalves de Arruda.pdf | 3,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons