Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43227

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Morgana Rebeca Gonçalves de Arruda-
dc.date.accessioned2022-03-08T13:38:37Z-
dc.date.available2022-03-08T13:38:37Z-
dc.date.issued2019-01-14-
dc.date.submitted2022-03-07-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Morgana Rebeca Gonçalves de Arruda. Proposta de uma sequência didática sobre química ambiental com base na abordagem CTSA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43227-
dc.description.abstractDesde meu ensino médio, o que mais chamava minha atenção em sala de aula, era a maneira que meus docentes abordava os conteúdos, não só da disciplina Química, mas de outras áreas, com uma forma contextualizada, fazendo com que os estudantes pudessem compreender a importância do meio ambiente. Foi elaborado uma proposta de Sequência Didática com abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) com relação a Educação Ambiental, tendo como participantes iniciais 51 estudantes da turma de Química do Ensino Médio da rede Estadual, porem foi aplicado com 17 estudantes; se buscou analisar como os estudantes constroem uma consciência ambiental. Sendo uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados a partir de vídeo-gravações, foram utilizados termos de consentimentos e assentimentos para que os estudantes pudessem participar da pesquisa. Sua análise foi a partir de uma categorização do discurso dos estudantes, utilizando dois critérios para ser observado se o estudante adquiriu a aprendizagem. Após a análise de todo momento da sequência didática podemos observar que os estudantes tinham algumas dificuldades sobre o conteúdo abordado, porém apresentavam noções sobre o meio ambiente não sendo o bastante para que pudessem ter uma consciência, sobre a importância do meio ambiente. Predominava um olhar semelhante à maioria das pessoas, é incentivando a conscientização dos estudantes para a preservação do meio ambiente, com mudança de hábitos e costumes que se tem um cuidado com o meio ambiente. Sendo assim, foi percebido uma aprendizagem dos estudantes, na sala de aula, pois é com esse método de desenvolvimento e explicações desses conceitos, de forma interdisciplinar e transversal que esta questão se torna nítida da importância perante as várias questões cientificas, tecnológicas, ambientais e sociais. Logo, a sequência didática com os estudantes, permitiu a troca de conhecimentos entre eles, permitindo sugestões de ações que possibilitam a enriquecer atitudes do homem em frente aos problemas ambientais causados e vivenciados por eles.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleProposta de uma sequência didática sobre química ambiental com base na abordagem CTSA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2390565969925091pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxSince my high school, what most caught my attention in the classroom, was the way that my teachers approached the contents, not only of the discipline Chemistry, but of other areas, with a contextualized form, so that the students could understand the importance of the environment. A proposal was presented for a Didactic Sequence with a science, technology, society and environment approach (CTSA) in relation to Environmental Chemistry, having as initial participants 51 students of the High School Chemistry class of the State network, but was applied with 17 students; it was sought to analyze how the students construct an environmental conscience. Being a qualitative research of exploratory nature. Data were collected from video-recordings, terms of consent and assent were used so that the students could participate in the research. His analysis was based on a categorization of students' discourse, using two criteria to be observed if the student acquired the learning. After analyzing every moment of the didactic sequence we can observe that the students had some difficulty about the content addressed, but presented notions about the environment, not being enough to be aware of the importance of the environment. It prevailed a similar look to the majority of people, it is encouraging the students' awareness for the preservation of the environment, with a change of habits and customs that one takes care with the environment. Thus, students' learning was perceived in the classroom, because it is with this method of development and explanations of these concepts, in an interdisciplinary and transversal way that this issue becomes clear of the importance of the various scientific, technological, environmental and social policies. Therefore, the didactic sequence with the students allowed the exchange of knowledge between them, allowing suggestions of actions that enable to enrich man's attitudes in front of the environmental problems caused and experienced by them.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MEDEIROS, Morgana Rebeca Gonçalves de Arruda.pdf3,71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons