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Título : Course-Based Undergraduate Research Experiences (CURE): fortalecendo a relação ensino-pesquisa na formação superior.
Autor : CRUZ NETO, Daniel Herculano
Palabras clave : Ensino superior - Pesquisa; Química; Professores - Formação
Fecha de publicación : 16-may-2019
Citación : CRUZ NETO, Daniel Herculano. Course-Based Undergraduate Research Experiences (CURE): fortalecendo a relação ensino-pesquisa na formação superior. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : As universidades brasileiras, historicamente, têm tido um desempenho insatisfatório com relação ao cumprimento do seu papel principal enquanto instituição formadora que deve, de acordo com a LDB/96, incentivar a produção de conhecimentos científicos, estabelecendo a relação dialógica ensino-pesquisa na Educação Superior. Como forma de contornar esta problemática e atuar diretamente na relação ensino-pesquisa, surge a abordagem CURE (Course-Based Undergraduate Research Experiences). Nessa abordagem, as salas de aulas transformam-se em espaços de pesquisa científica, de modo que os estudantes devem, em um tempo determinado pelo docente, investigar um problema científico que ainda carece de respostas, de modo que as experiências deste tipo devem ser fundamentadas em cinco preceitos básicos: uso de práticas científicas, descoberta, relevância científica, colaboração e iteração. Este trabalho considera a abordagem CURE de forma desvinculada de seu contexto original de elaboração, o qual restringe a experiência aos laboratórios experimentais de cursos de Ciências da Natureza, de modo que se compreende que as experiências podem ser desenvolvidas em quaisquer ambientes onde seja imperativo o processo de ensino e aprendizagem, independente da área/curso. Assim, o objetivo do presente trabalho é compreender a situação atual da pesquisa científica no curso de Química-Licenciatura da UFPE/CA, exemplificando a abordagem CURE através de uma proposta específica para o curso. Metodologicamente, este trabalho foi subdividido em três etapas: inicialmente, houve a aplicação de um questionário qualitativo, realizada em 2018.1, com todos os estudantes matriculados em todos os períodos do curso, a fim de investigar a compreensão dos mesmos sobre pesquisa científica e as oportunidades que são oferecidas; em segundo lugar, houve a proposição e realização de um evento científico, o SPCAgreste, com o objetivo de divulgar a atividade de pesquisa científica, de modo que foi aplicado um questionário com uma escala Likert para compreender a percepção dos estudantes sobre o evento; e, finalmente, na terceira etapa, houve a proposição de uma disciplina eletiva com uma abordagem CURE a fim de exemplificar a utilização de uma experiência de ensino-pesquisa na sala de aula. Os dados do questionário qualitativo da primeira etapa foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, ao passo que os dados quantitativos do questionário da segunda etapa foram tratados com estatística básica. Os resultados apontam para um número muito baixo de estudantes envolvidos com pesquisa no curso, bem como visões distorcidas sobre ciência e conhecimento científico. Além disto, os estudantes reconheceram que a atividade de pesquisa é importante tanto para a atuação quanto para a formação profissional. No que concerne ao SPCAgreste, o evento foi avaliado pelos estudantes como fundamental para divulgar as oportunidades de pesquisa, bem como para democratizar o acesso às informações e integrar os cursos do NFD. Por fim, foi proposta uma disciplina eletiva com uma abordagem CURE, na qual os estudantes pesquisariam a regiosseletividade da primeira etapa do ciclo catalítico da hidroformilação do propeno. Deste modo, conclui-se que as práticas de ensino desenvolvidas através da pesquisa são fundamentais, pois invocam o dialogismo ensino-pesquisa previsto na legislação e faz com que a universidade cumpra seu papel social enquanto instituição formativa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43206
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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