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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43206
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | DIAS, Roberta Pereira | - |
dc.contributor.author | CRUZ NETO, Daniel Herculano | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T16:46:03Z | - |
dc.date.available | 2022-03-07T16:46:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-05 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ NETO, Daniel Herculano. Course-Based Undergraduate Research Experiences (CURE): fortalecendo a relação ensino-pesquisa na formação superior. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43206 | - |
dc.description.abstract | As universidades brasileiras, historicamente, têm tido um desempenho insatisfatório com relação ao cumprimento do seu papel principal enquanto instituição formadora que deve, de acordo com a LDB/96, incentivar a produção de conhecimentos científicos, estabelecendo a relação dialógica ensino-pesquisa na Educação Superior. Como forma de contornar esta problemática e atuar diretamente na relação ensino-pesquisa, surge a abordagem CURE (Course-Based Undergraduate Research Experiences). Nessa abordagem, as salas de aulas transformam-se em espaços de pesquisa científica, de modo que os estudantes devem, em um tempo determinado pelo docente, investigar um problema científico que ainda carece de respostas, de modo que as experiências deste tipo devem ser fundamentadas em cinco preceitos básicos: uso de práticas científicas, descoberta, relevância científica, colaboração e iteração. Este trabalho considera a abordagem CURE de forma desvinculada de seu contexto original de elaboração, o qual restringe a experiência aos laboratórios experimentais de cursos de Ciências da Natureza, de modo que se compreende que as experiências podem ser desenvolvidas em quaisquer ambientes onde seja imperativo o processo de ensino e aprendizagem, independente da área/curso. Assim, o objetivo do presente trabalho é compreender a situação atual da pesquisa científica no curso de Química-Licenciatura da UFPE/CA, exemplificando a abordagem CURE através de uma proposta específica para o curso. Metodologicamente, este trabalho foi subdividido em três etapas: inicialmente, houve a aplicação de um questionário qualitativo, realizada em 2018.1, com todos os estudantes matriculados em todos os períodos do curso, a fim de investigar a compreensão dos mesmos sobre pesquisa científica e as oportunidades que são oferecidas; em segundo lugar, houve a proposição e realização de um evento científico, o SPCAgreste, com o objetivo de divulgar a atividade de pesquisa científica, de modo que foi aplicado um questionário com uma escala Likert para compreender a percepção dos estudantes sobre o evento; e, finalmente, na terceira etapa, houve a proposição de uma disciplina eletiva com uma abordagem CURE a fim de exemplificar a utilização de uma experiência de ensino-pesquisa na sala de aula. Os dados do questionário qualitativo da primeira etapa foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, ao passo que os dados quantitativos do questionário da segunda etapa foram tratados com estatística básica. Os resultados apontam para um número muito baixo de estudantes envolvidos com pesquisa no curso, bem como visões distorcidas sobre ciência e conhecimento científico. Além disto, os estudantes reconheceram que a atividade de pesquisa é importante tanto para a atuação quanto para a formação profissional. No que concerne ao SPCAgreste, o evento foi avaliado pelos estudantes como fundamental para divulgar as oportunidades de pesquisa, bem como para democratizar o acesso às informações e integrar os cursos do NFD. Por fim, foi proposta uma disciplina eletiva com uma abordagem CURE, na qual os estudantes pesquisariam a regiosseletividade da primeira etapa do ciclo catalítico da hidroformilação do propeno. Deste modo, conclui-se que as práticas de ensino desenvolvidas através da pesquisa são fundamentais, pois invocam o dialogismo ensino-pesquisa previsto na legislação e faz com que a universidade cumpra seu papel social enquanto instituição formativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 118p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino superior - Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Course-Based Undergraduate Research Experiences (CURE): fortalecendo a relação ensino-pesquisa na formação superior. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5060858854769669 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6601543555585042 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The history of Brazilian universities has shown inefficiency when it comes to performing their role as formative institutions which must, according to LDB/96, encourage the production of scientific knowledge, therefore establishing the dialogical relationship between teaching and research in the Higher Education. By attempting to approach that issue and act directly in the teaching-research relationship, the CURE (Couse-Based Undergraduate Research Experiences) approach comes as an alternative. In this approach, the classrooms are transformed into spaces where scientific researches are developed, which means that the students must, within a period determined by the professor, investigate a scientific problem that seeks responses, so that those experiences must be grounded in five basic precepts: use of scientific practices, discovery, scientific relevance, collaboration, and iteration. This research considers the CURE approach as unlinked from its original context of elaboration, which restricts the experience to experimental laboratories of STEM courses. Therefore, this research considers that those experiences can be developed wherever the teaching and learning process is imperative, regardless of the course or area of study. Therefore, this research aims to diagnose the current research situation regarding the chemistry undergrad course of UFPE/CA, exemplifying the CURE approach through a specific proposal for the course. When it comes to methodology, this research was divided into three stages: firstly, a qualitative questionnaire was applied in order to investigate the students’ conceptions regarding scientific researches, as well as the opportunities offered in the course; secondly, a scientific event was proposed, aiming to shine a light on the research activities that are developed in the campus, and a Likert-scale questionnaire was applied in order to evaluate whether the students found the event important or not; finally, on the final stage, a 30-hour optative discipline was proposed within a CURE framework, aiming to exemplify its application. Moreover, qualitative data were analyzed based on the content analysis and the quantitative data were treated with basic statistics. The results show a very low number of students involved with research projects, as well as distorted visions of science itself and scientific knowledge. Furthermore, the students recognized the research activity as an important element of their professional life and also their graduation process. When it comes to SPCAgreste, the event was classified by the students as being fundamental to share and take the lid off research opportunities, as well as democratize the access to this information and integrate the NFD courses. Lastly, an optative discipline with a CURE approach was proposed, in which the students would investigate the regioselectivity of the first step of the hydroformylation reaction. Thus, the teaching practices developed with basis on a research setting are fundamental because they invoke the dialogism teaching-research foreseen in the legislation and that allows the university to perform its role as a formative institution. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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