Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43188

Comparte esta pagina

Título : Acessibilidade em jogo: o design como ferramenta indispensável de responsabilidade social integrativa na adaptação do jogo Coup para pessoas com e sem deficiências visuais.
Autor : SILVA, Jamily Raquel Micenas
Palabras clave : Design da informação; Deficiência visual; Inlcusão; Interação; Jogos de tabuleiro
Fecha de publicación : 21-dic-2021
Citación : SILVA, Jamilly Raquel Micenas. ACESSIBILIDADE EM JOGO: o design como ferramenta indispensável de responsabilidade social integrativa na adaptação do jogo Coup para pessoas com e sem deficiências visuais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : Tendo em vista que à medida que envelhecemos adquirimos alguma deficiência visual, seja ela leve ou aguda, parte-se da hipótese de que, são necessárias intervenções mínimas no design para incluir videntes, não videntes e daltônicos, desta forma pesquisa-se sobre o uso do design da informação, a fim de adaptar o jogo de cartas Coup para que pessoas com e sem deficiência visual possam interagir, quebrando assim o ciclo de segregação e marginalização dos jogos para esse público. Para tanto, é necessário compreender o advento da deficiência visual suas causas e contexto sociocultural entre videntes e não videntes, conceituar o design informacional e analisar suas aplicações em jogos de tabuleiro, analisar o mercado de jogos para deficientes visuais e compreender o jogo Coup e sua jogabilidade. Realiza-se, então, uma pesquisa com caráter exploratório guiado pela metodologia do Design Thinking. Diante disso, verifica-se as características do material gráfico que suporta essa proposta de adaptação acessível, o que impõe a constatação de que existe uma necessidade, da sociedade em geral, para o potencial da acessibilidade em jogos como ferramenta que dissipa barreiras e estereótipos da exclusão e marginalização das pessoas videntes em relação às não videntes. Palavras-Chave: Design da informação; Deficiência visual; Inclusão; Interação; Jogos de tabuleiro;
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43188
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - JAMILLY RAQUEL MICENAS SILVA.pdf4,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons