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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43188

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Título: Acessibilidade em jogo: o design como ferramenta indispensável de responsabilidade social integrativa na adaptação do jogo Coup para pessoas com e sem deficiências visuais.
Autor(es): SILVA, Jamily Raquel Micenas
Palavras-chave: Design da informação; Deficiência visual; Inlcusão; Interação; Jogos de tabuleiro
Data do documento: 21-Dez-2021
Citação: SILVA, Jamilly Raquel Micenas. ACESSIBILIDADE EM JOGO: o design como ferramenta indispensável de responsabilidade social integrativa na adaptação do jogo Coup para pessoas com e sem deficiências visuais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Tendo em vista que à medida que envelhecemos adquirimos alguma deficiência visual, seja ela leve ou aguda, parte-se da hipótese de que, são necessárias intervenções mínimas no design para incluir videntes, não videntes e daltônicos, desta forma pesquisa-se sobre o uso do design da informação, a fim de adaptar o jogo de cartas Coup para que pessoas com e sem deficiência visual possam interagir, quebrando assim o ciclo de segregação e marginalização dos jogos para esse público. Para tanto, é necessário compreender o advento da deficiência visual suas causas e contexto sociocultural entre videntes e não videntes, conceituar o design informacional e analisar suas aplicações em jogos de tabuleiro, analisar o mercado de jogos para deficientes visuais e compreender o jogo Coup e sua jogabilidade. Realiza-se, então, uma pesquisa com caráter exploratório guiado pela metodologia do Design Thinking. Diante disso, verifica-se as características do material gráfico que suporta essa proposta de adaptação acessível, o que impõe a constatação de que existe uma necessidade, da sociedade em geral, para o potencial da acessibilidade em jogos como ferramenta que dissipa barreiras e estereótipos da exclusão e marginalização das pessoas videntes em relação às não videntes. Palavras-Chave: Design da informação; Deficiência visual; Inclusão; Interação; Jogos de tabuleiro;
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43188
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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