Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43185
Comparte esta pagina
Título : | Contribuições do design para o ensino da cor a deficientes visuais: um estudo de caso na ACACE. |
Autor : | YAMAGUCHI, Márcia Miyuko |
Palabras clave : | Cegos - Educação; Pessoas com deficiência visual; Ensino – Metodologia |
Fecha de publicación : | 3-may-2021 |
Citación : | YAMAGUCHI, Márcia Miyuko. Contribuições do design para o ensino da cor a deficientes visuais: um estudo de caso na ACACE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | O ensino de questões abstratas para deficientes visuais é um grande desafio para pais e professores, principalmente quando se trata de pessoas com cegueira congênita. Assim, sabendo da relevância que a cor tem para garantir independência à pessoa cega em várias situações cotidianas, esta pesquisa tem o objetivo de oferecer parâmetros para direcionamento de projetos inclusivos que envolvam cores, em especial contribuir para o ensino da cor em uma instituição para cegos (ACACE). No que se refere a estudos já realizados, percebeu-se através da pesquisa bibliográfica, a carência de materiais que abordassem este tema, e a partir das entrevistas e questionários realizados na ACACE, constatou-se a adaptação de materiais pedagógicos e uma metodologia de ensino individualizada, moldada de acordo com o tipo de deficiência visual e do momento em que foi adquirida. Desta forma, para contribuir com alternativas de ensino para a instituição, este estudo foi realizado com base no método de abordagem dedutivo, buscando fundamentar o resultado a partir da literatura no que se refere a construção mental dos conceitos abstratos para compreender as possibilidades para o ensino das cores. Os resultados desta pesquisa foram embasados nos estudos da psicologia no que tange a formação mental da imagem e a construção mental de conceitos abstratos cruzando essas informações com pesquisas da percepção de cor por deficientes visuais. Por fim, chegamos a conclusão de que a linguagem é um importante meio para a construção mental do conhecimento por ser carregada de significados e apelos culturais e que é uma forma eficaz para ensinar conceitos abstratos como a cor a pessoas cegas, ainda que congênitas, podendo ser utilizada diretamente na descrição dos significados das cores ou ainda associando/comparando a objetos/sensações que sejam acessíveis a elas, enquanto para os deficientes visuais de baixa visão a cor deve ser utilizada para garantir contrastes entre elementos e pode ser usada como uma ferramenta para estimular a visão residual e facilitar o acesso e circulação deles em ambientes públicos e manipulação dos objetos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43185 |
Aparece en las colecciones: | (CAA-ND): TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
YAMAGUCHI, Márcia Miyuko.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons