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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Bruno Xavier da Silva-
dc.contributor.authorYAMAGUCHI, Márcia Miyuko-
dc.date.accessioned2022-03-04T20:13:02Z-
dc.date.available2022-03-04T20:13:02Z-
dc.date.issued2021-05-03-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationYAMAGUCHI, Márcia Miyuko. Contribuições do design para o ensino da cor a deficientes visuais: um estudo de caso na ACACE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43185-
dc.description.abstractO ensino de questões abstratas para deficientes visuais é um grande desafio para pais e professores, principalmente quando se trata de pessoas com cegueira congênita. Assim, sabendo da relevância que a cor tem para garantir independência à pessoa cega em várias situações cotidianas, esta pesquisa tem o objetivo de oferecer parâmetros para direcionamento de projetos inclusivos que envolvam cores, em especial contribuir para o ensino da cor em uma instituição para cegos (ACACE). No que se refere a estudos já realizados, percebeu-se através da pesquisa bibliográfica, a carência de materiais que abordassem este tema, e a partir das entrevistas e questionários realizados na ACACE, constatou-se a adaptação de materiais pedagógicos e uma metodologia de ensino individualizada, moldada de acordo com o tipo de deficiência visual e do momento em que foi adquirida. Desta forma, para contribuir com alternativas de ensino para a instituição, este estudo foi realizado com base no método de abordagem dedutivo, buscando fundamentar o resultado a partir da literatura no que se refere a construção mental dos conceitos abstratos para compreender as possibilidades para o ensino das cores. Os resultados desta pesquisa foram embasados nos estudos da psicologia no que tange a formação mental da imagem e a construção mental de conceitos abstratos cruzando essas informações com pesquisas da percepção de cor por deficientes visuais. Por fim, chegamos a conclusão de que a linguagem é um importante meio para a construção mental do conhecimento por ser carregada de significados e apelos culturais e que é uma forma eficaz para ensinar conceitos abstratos como a cor a pessoas cegas, ainda que congênitas, podendo ser utilizada diretamente na descrição dos significados das cores ou ainda associando/comparando a objetos/sensações que sejam acessíveis a elas, enquanto para os deficientes visuais de baixa visão a cor deve ser utilizada para garantir contrastes entre elementos e pode ser usada como uma ferramenta para estimular a visão residual e facilitar o acesso e circulação deles em ambientes públicos e manipulação dos objetos.pt_BR
dc.format.extent93p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCegos - Educaçãopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.titleContribuições do design para o ensino da cor a deficientes visuais: um estudo de caso na ACACE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3539684354635729pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7234637867733181pt_BR
dc.description.abstractxTeaching abstract issues to the visually impaired is a major challenge for parents and teachers, especially when it comes to people with congenital blindness. Thus, knowing the relevance that color has to guarantee independence for the blind person in various everyday situations, this research aims to offer parameters for directing inclusive projects that involve colors, in particular to contribute to the teaching of color in an institution for the blind (ACACE). With regard to studies already carried out, it was realized through bibliographic research, the lack of materials that addressed this topic, and from the interviews and questionnaires conducted at ACACE, it was found the adaptation of pedagogical materials and a teaching methodology individualized, shaped according to the type of visual impairment and the moment it was acquired. Thus, to contribute with teaching alternatives for the institution, this study was carried out based on the deductive approach method, seeking to substantiate the result from the literature regarding the mental construction of abstract concepts to understand the possibilities for teaching of colors. The results of this research were based on the studies of psychology with regard to the mental formation of the image and the mental construction of abstract concepts, crossing this information with research on the perception of color by visually impaired people. Finally, we came to the conclusion that language is an important means for the mental construction of knowledge because it is loaded with cultural meanings and appeals and that it is an effective way to teach abstract concepts such as color to blind people, even if they are congenital, and can be used directly in the description of the meanings of the colors or even associating / comparing objects / sensations that are accessible to them, while for the visually impaired of low vision the color must be used to guarantee contrasts between elements and can be used as a tool for stimulate residual vision and facilitate their access and circulation in public environments and manipulation of objects.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

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