Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43184
Share on
Title: | História da matemática: contribuições na formação do licenciado e no exercício docente. |
Authors: | SANTOS, Alice Luzinete dos |
Keywords: | História da Matemática; Licenciatura em Matemática; Docente em Matemática |
Issue Date: | 8-Feb-2022 |
Citation: | Santos, Alice Luzinete dos. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: contribuições na formação do licenciado e no exercício docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | A história da matemática contribui em muitos aspectos para o ensino de matemática, possibilitando a compreensão de que a matemática não se desenvolveu ao longo da historia de separada do que compõem uma sociedade. Durante a participação de uma oficina no Encontro Pernambucano de Matemática (EPEM,) de 2017, houve uma necessidade maior de conhecer e ter maior contato com a área de História da Matemática foi então, que cursando a disciplina de “Tendências no ensino da Matemática” surgiram reflexões sobre quais benefícios a disciplina de História da Matemática no curso de formação de professores de Matemática trás para as instituições, os docentes matemáticos em formação e os futuros alunos de suas salas de aula. O trabalho em questão tem como principal proposito trazer resposta ao seguinte questionamento: “Qual a importância da História da Matemática na formação do docente em Matemática?” A oportunidade de trabalhar com esse tema resulta em contribuições a academia por acrescentar e fortalecer várias discussões acerca desta temática que, precisam ficar mais em evidência nos cursos de formação inicial de professores de Matemática e consequentemente também na formação continuada dentro da área matemática. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma tabela de pesquisa das universidades brasileiras regularizadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem a disciplina na graduação em licenciatura em matemática e da aplicação de um questionário através da plataforma Google com professores do Centro Acadêmico do Agreste que já lecionaram a disciplina História da Matemática de forma eletiva no campus do Centro Acadêmico do Agreste. Obtivemos resultados de muito interesse, mais de 65% dos cursos de licenciatura não ofertam está disciplina, mas com o nosso questionário vimos que o contato com a história na licenciatura poderá suscitar uma oportunidade de dinamização do ensino da matemática e a História da matemática instiga um conhecimento mais aprofundado dos conteúdos que passamos para os alunos e podemos com isto transmitir no exercício docente uma expansão do que já conhecemos da matemática do dia a dia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43184 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc final (1) (3).pdf | 715,31 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License