Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43184
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Alice Luzinete dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T20:04:36Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T20:04:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Alice Luzinete dos. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: contribuições na formação do licenciado e no exercício docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43184 | - |
dc.description.abstract | A história da matemática contribui em muitos aspectos para o ensino de matemática, possibilitando a compreensão de que a matemática não se desenvolveu ao longo da historia de separada do que compõem uma sociedade. Durante a participação de uma oficina no Encontro Pernambucano de Matemática (EPEM,) de 2017, houve uma necessidade maior de conhecer e ter maior contato com a área de História da Matemática foi então, que cursando a disciplina de “Tendências no ensino da Matemática” surgiram reflexões sobre quais benefícios a disciplina de História da Matemática no curso de formação de professores de Matemática trás para as instituições, os docentes matemáticos em formação e os futuros alunos de suas salas de aula. O trabalho em questão tem como principal proposito trazer resposta ao seguinte questionamento: “Qual a importância da História da Matemática na formação do docente em Matemática?” A oportunidade de trabalhar com esse tema resulta em contribuições a academia por acrescentar e fortalecer várias discussões acerca desta temática que, precisam ficar mais em evidência nos cursos de formação inicial de professores de Matemática e consequentemente também na formação continuada dentro da área matemática. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma tabela de pesquisa das universidades brasileiras regularizadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem a disciplina na graduação em licenciatura em matemática e da aplicação de um questionário através da plataforma Google com professores do Centro Acadêmico do Agreste que já lecionaram a disciplina História da Matemática de forma eletiva no campus do Centro Acadêmico do Agreste. Obtivemos resultados de muito interesse, mais de 65% dos cursos de licenciatura não ofertam está disciplina, mas com o nosso questionário vimos que o contato com a história na licenciatura poderá suscitar uma oportunidade de dinamização do ensino da matemática e a História da matemática instiga um conhecimento mais aprofundado dos conteúdos que passamos para os alunos e podemos com isto transmitir no exercício docente uma expansão do que já conhecemos da matemática do dia a dia. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.subject | Docente em Matemática | pt_BR |
dc.title | História da matemática: contribuições na formação do licenciado e no exercício docente. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3981984734738002 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The history of mathematics contributes in many ways to the teaching of mathematics, making it possible to understand that mathematics did not develop throughout the history of being separate from what makes up a society. During the participation of a workshop in the Pernambuco Meeting of Mathematics (EPEM,) of 2017, there was a greater need to know and have greater contact with the area of History of Mathematics, it was then, that taking the subject of “Trends in Mathematics Teaching” reflections arose on what benefits the discipline of History of Mathematics in the Mathematics teacher training course brings to institutions, mathematics teachers in training and future students in their classrooms. The main purpose of the work in question is to answer the following question: “What is the importance of the History of Mathematics in the formation of teachers in Mathematics?” The opportunity to work with this theme results in contributions to the academy by adding and strengthening several discussions on this theme that need to be more in evidence in the initial training courses of mathematics teachers and consequently also in the continuing education within the mathematics area. The research was developed through a research table of Brazilian universities regularized by the Ministry of Education (MEC) that offer the discipline in the undergraduate degree in mathematics and the application of a questionnaire through the Google platform with professors from the Centro Acadêmico do Agreste who have already taught the History of Mathematics subject electively on the campus of the Centro Acadêmico do Agreste. We obtained very interesting results, more than 65% of the degree courses do not offer this subject, but with our questionnaire we saw that the contact with history in the degree may give rise to an opportunity to stimulate the teaching of mathematics and the History of mathematics instigates a deeper knowledge of the contents that we pass on to the students and with this we can transmit in the teaching exercise an expansion of what we already know about day-to-day mathematics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc final (1) (3).pdf | 715,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons